O prefeito Bruno Reis (União Brasil) lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Salvador, segundo o mais recente levantamento do Paraná Pesquisas. O instituto divulgou o material na manhã desta terça-feira, 16.
Reis registra 67,6% no cenário estimulado, quando uma lista fechada com nomes de pré-candidatos é apresentada aos entrevistados. Juntos, os outros três políticos mencionados na pesquisa contabilizam 18,3% das intenções de voto.
O segundo colocado no levantamento é o atual vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB). O emedebista, que conta com apoio do PT, aparece com 12,5%. Ou seja, a distância para o prefeito soteropolitano é de 55,1 pontos porcentuais.
Kleber Rosa (Psol) e Victor Marinho (PSTU) são os outros dois nomes que constam na lista do Paraná Pesquisas. Eles registram 3% e 2,8%, respectivamente.
O porcentual de quem disse que vai anular, votar em branco ou não escolherá nenhum dos pré-candidatos é de 8,4%. Já 5,8% não souberam ou não quiseram responder.
Com esses números, Reis seria reeleito prefeito caso a eleição fosse hoje. Para conquistar a disputa no primeiro turno, é necessário receber mais de 50% do total de votos válidos.
Natural de Petrolina (PE), Bruno Soares Reis é prefeito de Salvador desde janeiro de 2021. Ele chegou ao comando do Poder Executivo soteropolitano depois de cumprir um mandato como vice, na gestão de ACM Neto (União Brasil) — que se tornou o seu padrinho político.
Com 47 anos, Reis já trabalhou como secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza da capital baiana e foi deputado estadual. Agora, em 2024, é pré-candidato à reeleição à Prefeitura de Salvador.
Bruno Reis integra os quadros do União Brasil desde 2022. Antes, militava pelo Democratas (partido que com o PSL formou justamente o União Brasil). PHS, PRP e MDB foram as outras legendas pelas quais o político passou.
O Paraná Pesquisas registrou no Tribunal Superior Eleitoral o levantamento divulgado nesta terça-feira e que apresenta números de intenções de votos para a Prefeitura de Salvador. O número é BA-02875/2024. Para a pesquisa, a equipe do instituto entrevistou 800 eleitores em potencial na capital baiana, de 12 a 15 de julho.
Com base na amostragem, a margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — para os resultados gerais. O nível de confiança nesse sentido é de 95%.
Fonte: revistaoeste