O ex-presidente e candidato à Presidência dos Estados Unidos neste ano Donald Trump foi vítima de uma tentativa de assassinato neste sábado, 13, durante um comício no Estado da Pensilvânia. Logo depois do ataque, que ocorreu na cidade de Butler, Trump protegido pelos agentes do Serviço Secreto, retirado do local e levado a um centro médico.
O porta-voz de Trump disse que ele está bem. “O presidente Trump agradece às autoridades e aos socorristas pela sua ação rápida durante este ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão”, disse Cheung, em comunicado.
President Trump thanks law enforcement and first responders for their quick action during this heinous act. He is fine and is being checked out at a local medical facility. More details will follow.
— Trump spokesperson @TheStevenCheung
— Team Trump (Text TRUMP to 88022) (@TeamTrump) July 13, 2024
Trump foi aparentemente atingido na orelha direita. Logo depois dos disparos, havia uma mancha de sangue do lado direito do rosto do ex-presidente. Mesmo assim, ele ergueu o punho em um gesto simbólico de coragem.
O chefe de comunicações do Serviço Secreto dos Estados Unidos, Anthony Guglielmi, disse que o ex-presidente está seguro e informou que o caso será investigado. “Esta é agora uma investigação ativa do Serviço Secreto e mais informações serão divulgadas quando disponíveis”, explicou Guglielmi.
Donald Trump Jr., filho do ex-presidente, postou uma imagem do momento do atentado e afirmou que “ele nunca vai parar de lutar para salvar a América”.
He’ll never stop fighting to Save America 🇺🇸 pic.twitter.com/qT4Vd0sVTm
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) July 13, 2024
Atirador foi neutralizado
O atirador morreu depois de efetuar os disparos contra o ex-presidente Donald Trump, de acordo com o promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger, informou a CNN.
O nome do atirador não foi informado. Uma pessoa que estava na plateia também teria morrido e uma pessoa teria ficado seriamente ferida.
Jornalistas que estavam no local relataram que ouviram “uma série de fortes explosões ou estrondos” antes que agentes do Serviço Secreto corressem em direção a ele.
O ex-presidente tinha acabado de começar a discursar no comício quando cinco tiros foram ouvidos. “E então o pior presidente da história do nosso país assumiu”, disse Trump, antes que os tiros começassem. “E veja o que aconteceu com o nosso país. Provavelmente, 20 milhões de pessoas [entraram ilegalmente]. Você sabe, isso é um pouco antigo, esse gráfico… Esse gráfico tem alguns meses. E se você realmente quer ver algo tão triste, dê uma olhada no que aconteceu.”
Trump foi ouvido dizendo à sua equipe de segurança: “Deixe-me pegar meus sapatos”, enquanto o colocavam de pé e o levavam para fora do palco.
Fonte: revistaoeste