A Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram, de 9 a 11 de julho, a Operação Anhangá, com o objetivo de combater o garimpo ilegal no Parque Nacional do Juruena.
Durante as diligências, foram encontrados diversos maquinários utilizados na prática do crime, além de vasta destruição ambiental.
Em razão da dificuldade na logística de apreensão, todos os equipamentos encontrados foram inutilizados, sendo eles uma escavadeira, duas dragas e cinco motores.
Além do maquinário, a PF encontrou diversos acampamentos equipados com geradores, fogões e freezer, utilizados para a permanência na região do garimpo. As diligências não flagraram pessoas nesses acampamentos, dadas as condições de fuga propiciadas pela vegetação da região.
Parque Nacional do Juruena
O Parque Nacional do Juruena (PNJu) é uma unidade de conservação federal de proteção integral, sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com uma área de 1,9 milhões de hectares, seu território abrange os estados de Mato Grosso e do Amazonas, sendo distribuído pelos municípios de Apuí (AM), Maués (AM), Cotriguaçu (MT), Nova Bandeirantes (MT) e Apiacás (MT).
Fonte: odocumento