Quando foi apresentada, no final do ano passado, a nova geração do Dacia Duster causou boa impressão, não apenas pelo visual mais arrojado, mas pela eficiência do conjunto mecânico que pode receber versões híbridas, entre outros aspectos. Mas, agora que o carro passou pelos rigorosos testes de colisão do Euro NCAP, as notícias são são tão animadoras.
VEJA TAMBÉM:
- Renault Duster Iconic: ainda vale a pena escolher o SUV?
- Novo Duster é mostrado por completo; chega ao Brasil em 2025
Isso porque a nova geração do Duster ficou apenas com três estrelas como nota final, o que representa um desempenho mediano, uma vez que o máximo seriam cinco. Conforme relatório do Euro NCAP, as proteções para ocupantes adultos e crianças foram avaliadas em 70% e 84%, respectivamente. Além disso, o SUV obteve 60% na categoria proteção para pedestres e apenas 57% nas assistências à condução.
Apesar do porte elogiável para levar cinco ocupantes com conforto, o Dacia Duster continua sendo um SUV compacto com uma distância entre eixos de 2,66 m, 4,34 m de comprimento, tem 1,83 m de largura e 1,66 m de altura. Há versões híbridas e a combustão, que pode funcionar com gasolina e GLP. O sistema de tração integral ainda é uma opção disponível.
Resultado apenas razoável
No interior, o novo Duster conta com cluster digital de 7 polegadas e tela da central multimídia 10,1 polegadas. Quanto ao espaço interno, o novo Duster oferece 30 mm de espaço extra para as pernas traseiras e maior largura interna dianteira. O porta-malas tem abertura mais ampla e piso mais baixo, com capacidade de 472 litros representando um aumento de 6% em relação ao Duster anterior.
A versão mais bem equipada pode vir com rodas de aro 18 polegadas, faróis de neblina, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, sistema de som Arkamys 3D de 6 alto-falantes. Há também sistema de frenagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de velocidade, assistência de estacionamento traseiro, aviso de saída de faixa, sensor de fadiga, faróis automáticos, entre outros itens.
No Brasil, pode ser que a nova geração do Duster venda a receber reforços estruturais, assim como já aconteceu com outros modelos, entre os quais o Kwid, que passou a ter uma série de itens para melhorar a parte de segurança.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo