Os bancos associados à vão alterar o extrato bancário a partir desta segunda-feira, 8. A principal mudança será a padronização das nomenclaturas de depósitos e saques.
As demais operações financeiras serão incluídas após esse processo inicial. A medida busca facilitar o cotidiano dos clientes, especialmente aqueles com contas em várias instituições.
Padronização das nomenclaturas de transações
O extrato bancário resume as transações realizadas em uma conta em determinado período. Na nova nomenclatura, a descrição de depósitos de cheque no caixa eletrônico será: “DEP CHEQUE ATM”.
Já a descrição dos saques de dinheiro no caixa da agência com o cartão da conta ficará desta forma: “SAQUE DIN CARTAO AG”. Essas informações podem variar conforme o banco ou a instituição.
Facilitação do entendimento e acesso a serviços
De acordo com a Febraban, a iniciativa visa a universalizar as informações e, com isso, proporcionar melhor compreensão ao cliente. Além disso, tem o objetivo de ampliar o acesso aos serviços bancários.
Todos os clientes têm acesso gratuito a até dois extratos bancários com a movimentação dos últimos 30 dias. Para solicitações de extratos adicionais, porém, é preciso verificar possíveis tarifas com a instituição bancária.
A Resolução 3.919, do Banco Central, determina que instituições bancárias devem oferecer gratuitamente cartões de débito, até quatro saques e duas transferências entre contas na mesma instituição por mês, além de dois extratos e consultas pela internet e telefone.
Como acessar o extrato bancário
Os procedimentos para acessar o extrato bancário variam entre bancos. O extrato pode ser acessado via internet banking, aplicativo, caixas eletrônicos, agência bancária ou central de atendimento telefônico.
Em caso de dúvidas, recomenda-se conversar diretamente com a instituição bancária.
Fonte: revistaoeste