Sophia @princesinhamt
Economia

Novos subsídios podem aumentar conta de luz em até 13%

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Dois projetos de lei (PLs) que estão em tramitação no podem aumentar a conta de luz dos brasileiros. A estimativa é que, se aprovados, as propostas que promovem a eólica offshore e a microgeração distribuída para população de baixa renda ão adicionar R$ 28,9 bilhões por ano às tarifas dos pagadores de impostos.

A Associação Brasileira de Distribuidores de https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/energia.html Elétrica () alerta que esses impactos podem persistir até 2050. 

Conta de luz aumentou nos últimos dias 

A Agência Nacional de https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/energia.html Elétrica (Aneel) anunciou a vigência da bandeira amarela neste mês. Isso aconteceu por causa de uma previsão de chuvas 50% abaixo da média histórica e ao crescimento esperado do consumo. Esta é a primeira vez desde 2022 que a bandeira amarela é acionada.

O PL das eólicas offshore, sob a relatoria do senador (PDT-MA) na Comissão de Infraestrutura, prevê a contratação obrigatória de diversas fontes. Isso inclui térmicas a gás e pequenas centrais hidrelétricas. 

A proposta amplia o desconto nas tarifas de transmissão para fontes renováveis. Ricardo Brandão, diretor de Regulação da Abradee, disse ao jornal O Globo que essas contratações são desnecessárias, dado o cenário de sobreoferta de energia no mercado.

“PLs não abordam os problemas reais”

https://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/energia.htmlhttps://diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2024/07/energia.html
Setor Energético Pode Ser Responsável Por Ampliar Gastos Dos Brasileiros | Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Clarice Ferraz, professora da Escola de Química da Universidade Federal do , disse, também ao O Globo, que os PLs não abordam os problemas reais do setor elétrico do país. 

“No caso do PL da eólica offshore, o setor não entende por que dar incentivos para estimular a geração de uma usina no mar, que é três vezes mais cara que aquela em terra”, disse Clarice.

O PL incentiva a microgeração distribuída com placas solares para a população de baixa renda. Também propõe a criação do Programa Renda Básica Energé em substituição à Tarifa Social. 

Ricardo Brandão, diretor de regulação da Abradee, defende uma revisão e redução estrutural dos subsídios no setor elétrico. 

“Isso é preocupante porque os subsídios embutidos na tarifa de energia são enormes, já somam R$ 17 bilhões só este ano”, afirmou Brandão. “Isso pressiona o bolso da população e empurra muitos clientes para o ‘gato.’”

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.