O presidente da Argentina, , criou um novo ministério para reduzir a estrutura e os gastos do Estado. O governo anunciou a decisão no Diário Oficial, nesta sexta-feira, 5.
O economista Federico Sturzenegger vai liderar o recém-criado Ministério da Desregulamentação e Transformação do Estado.
O novo ministro, que foi presidente do Banco Central na administração de Mauricio Macri, entre 2015 e 2019, é descrito por Milei como “o melhor economista do planeta”.
Ele foi um dos principais responsáveis pelo planejamento do pacote de reformas econômicas incluído na Lei de Bases, aprovada recentemente pelo Congresso. A aprovação ocorreu depois de seis meses de intenso debate no Legislativo.
“Compete ao Ministério de Desregulamentação e Transformação do Estado auxiliar o presidente e o chefe de gabinete de ministros em tudo o que se refere aos cursos de ação para a implementação da desregulamentação, reforma e modernização do Estado”, diz trecho do documento.
Outros objetivos do novo ministério criado por Milei
Além de reduzir os gastos públicos, a nova pasta também visa a aumentar a eficiência e eficácia das organizações públicas na Argentina.
Desde o início de seu governo, Milei assinou medidas que incluíram a paralisação de obras públicas, demissões em massa e congelamento de fundos destinados à educação e saúde, além de cortes nas aposentadorias e na assistência social.
No primeiro trimestre deste ano, a Argentina conseguiu o primeiro superávit fiscal desde 2008.
Fonte: revistaoeste