As capitais do Centro-Oeste estão entre as 10 com maior qualidade de vida no país. Cuiabá ocupa o 7º lugar. Brasília (DF) e Goiânia (GO) estão na primeira colocação. Também estão entre as melhores colocações Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e São Paulo (SP). Os dados são do primeiro relatório do Índice de Progresso Social do Brasil (IPS Brasil) divulgado nesta quarta-feira (3).
Para calcular o IPS Brasil 2024, foram utilizados um total de 53 indicadores provenientes de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, tais como Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outras.
Uma iniciativa do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o IPS Brasil é dividido em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades.
Cada uma delas tem quatro componentes, e formam a média final. Mas cada componente é formado por alguns (normalmente de três a cinco) indicadores, com pesos entre eles. Por exemplo, no componente de segurança, o dado de taxa de homicídio tem peso maior que o de morte de jovens.
O IPS Brasil 2024 geral atingiu uma nota igual a 61,83. Brasília apresentou nota 71,25. Já Cuiabá atingiu 68,47. A última capital é Porto Velho com 57,10.
Veja o ranking das capitais:
Brasília (DF)
Goiânia (GO)
Belo Horizonte (MG)
Florianópolis (SC)
Curitiba (PR)
São Paulo (SP)
Cuiabá (MT)
Campo Grande (MS)
Palmas (TO)
Aracaju (SE)
Teresina (PI)
Vitória (ES)
Porto Alegre (RS)
Rio de Janeiro (RJ)
São Luís (MA)
João Pessoa (PB)
Natal (RN)
Fortaleza (CE)
Manaus (AM)
Salvador (BA)
Recife (PE)
Boa Vista (RR)
Rio Branco (AC)
Belém (PA)
Maceió (AL)
Macapá (AP)
Porto Velho (RO)
Fonte: odocumento