Um espetáculo aos olhos vai acontecer no fim de semana. É o alinhamento dos planetas que poderá ser visto no Brasil a olho nu. O fenômeno deve ser observado durante a madrugada de sábado (29) e não é preciso usar binóculos nem equipamentos especiais. Quatro planetas poderão ser vistos de uma só vez.
Assim, os admiradores dos mistérios do universo poderão olhar para o céu e ver Saturno, a Lua, Marte e Júpiter formando uma linha reta. É a chamada “conjunção” visível tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul.
O próximo alinhamento planetário ocorrerá em 28 de agosto. Neste dia, seis planetas – Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno – estarão alinhados no céu.
Alinhamento planetário
Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, disse que o melhor momento para admirar o espetáculo do alinhamento dos planetas será pouco antes do nascer do Sol.
“A observação da conjunção de todos eles juntos deve ser [feita] a olho nu porque os astros estarão espalhados no céu em um campo de visão bem amplo”, afirmou o especialista à CNN.
Em seguida, Langhi acrescentou que: “Se tiver um binóculo ou telescópio, basta apontar para cada astro separadamente para visualizar com ampliação”.
Não é uma coincidência que estes mundos – Mercúrio, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estejam todos ao longo de uma linha no céu da Terra.
O Sistema Solar surgiu de uma vasta nuvem de gás e poeira em torno do nosso sol recém-formado. Bilhões de anos depois, os principais planetas e muitas de suas luas estão no chamado Terra-Sol.
É neste plano em torno do nosso Sol que todos os principais planetas e a maioria das luas têm as suas órbitas.
Geralmente os planetas estão espalhados, alguns no céu da manhã e outros no céu da noite. Mas durante alguns dias do ano, alguns deles costumam aparecer na mesma área do céu, sob o nosso ponto de vista daqui da Terra.
Próximo alinhamento
Em 28 de agosto, será possível admirar um outro alinhamento de planetas. Mercúrio, Marte, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno estarão alinhados no céu.
Mercúrio estará mais próximo do horizonte e será mais difícil de ser observado. Para ver Netuno e Urano, vai ser necessário usar um telescópio.
Fonte: sonoticiaboa