A Hyundai agora tem um pequeno carro elétrico para chamar de seu. A marca sul-coreana revelou nesta quinta-feira, 27, o Inster, um subcompacto baseado no Casper, que é movido a motor a combustão.
É uma resposta da fabricante aos inúmeros elétricos de entrada que estão chegando a vários mercados no mundo. Não é por menos que o Inster será vendido a começar pela Coreia do Sul já no segundo semestre, e depois seguirá para a Europa, Oriente Médio e países da Ásia-Pacífico.
Ou seja, o Inster, para nosso azar, não é cotado para o Brasil, ao menos por ora. É uma pena já que o modelo parece oferecer bons argumentos de compra.
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Com dimensões semelhantes às do BYD Dolphin Mini, o Inster pode rodar ao menos 300 km com uma carga, mas a Hyundai quer atingir até 355 km quando o carro é equipado com rodas de 15 polegadas (há também a opção de 17 polegadas).
A potência padrão é de 97 cv ou 115 cv na versão de longo alcance. O Inster pode acelerae de 0 a 100 km/h em até 10,6 segundos na versão mais potente.
Voltando às dimensões, o Inster tem 3,83 metros de comprimento, 1,61 m de largura, 1,58 m de altura e entreeixos de 2,58 m. O porta-malas leva 280 litros (VDA) mas pode chegar a 355 litros com os bancos deslizando para frente.
“Pintura reciclada”
O estilo do Inster não chega a empolgar, mas tem soluções interessantes. Uma delas são as lanternas instaladas na tampa do porta-malas. Já os faróis circulares no para-choque lembram o Nissan Juke.
Como não chega a surpreender, a Hyundai considerou o subcompacto um “SUV pequeno” e foi além ao afirmar que Inster “redefine o que significa dirigir um EV subcompacto”.
O interior do carro é curioso: nas fotos aparenta mesclar itens modernos como a central multimídia larga e o cluster digital, mas apenas para um console central inferior com estilo datado. Em carros desse porte geralmente o que espera é minimalismo, mas aqui não parece ser o caso.
Praticamente uma obrigação atualmente, o Inster também é feito com materiais sustentáveis, seja na pintura “reciclada” ou no interior feito com material derivado de garrafas PET e subprodutos da cana-de-açúcar.
Apesar do tamanho e da vocação urbana, o subcompacto elétrico tem uma enorme lista de equipamentos de segurança ativa, entre eles assistentes de manutenção de faixa, de ponto cego, alerta de saída de segurança, controle de cruzeiro inteligiente e aviso de atenção do motorista.
A Hyundai já adianta que haverá um Inster Cross no futuro, ou seja, um “SUV+”, mas por ora ainda precisamos aguardar a divulgação de preços.
Quem sabe o Inster não sirva de inspiração para uma possível eletrificação de um futuro nacional da Hyundai. Não seria uma má ideia.
Fonte: autoo