A TV Assembleia (TVAL – Canal 30.1) exibe pela primeira vez o programa sobre fotografia “Olhares”, às 12h30, neste sábado (29). A nova produção tem episódios com duração de 30 minutos, em que o telespectador pode acompanhar uma entrevista com um profissional da área, receber dicas e notícias. A apresentação é do comunicador e fotógrafo Júnior Silgueiro.
Na estreia, irá ao ar a conversa com o repórter-jornalista Demóstenes Milhomem, o “Dema”, servidor de carreira da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, presente na criação do setor de fotografia da Casa de Leis em 1981. “Nos 40 anos da Assembleia eu fotografei praticamente todos os grandes personagens da história recente da política brasileira e momentos históricos. Ficou gravada a vinda de grandes personagens a Cuiabá, como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, a turma toda da época das Direita Já. Foi um momento muito interessante na vida do brasileiro e na minha vida como repórter. Eu acompanhei as audiências públicas da Constituição de Mato Grosso, um momento muito interessante também”, lembra Dema.
Ele também viu a passagem de muitos deputados pelo Parlamento estadual, dos mais engraçados aos mais intelectuais. “Teve um caso interessante de um deputado que foi cassado durante a ditadura e foi eleito novamente em 1986 e que morreu pouco depois da posse”, recorda. A precariedade das estradas e a dificuldades de deslocamentos também marcaram a memória de Dema, que destaca ainda as mudanças nos equipamentos e técnicas ocorridas durante todo esse tempo de atuação.
Programação – O superintendente da TV Assembleia, Jaime Neto, explica que o “Olhares” é mais um programa para dar apoio às artes produzidas no estado. “Temos o ‘Palavra Literária’, o ‘Palco pra 2’, que abriu portas para músicos e compositores, o ‘Em Cartaz’, sobre teatro. O ‘Todos os Ângulos’, que abordou a vida de cineastas e documentaristas. Recentemente, estamos no ar com os ‘Cores do Cerrado’ que fala sobre artistas plásticos mato-grossenses”, ressaltou.
“Agora vai estrear o ‘Olhares’, que fala dos profissionais de fotografia, amantes de fotografia e que além de mostrar esses trabalhos, o que essas lentes registram, traz também notícias, dicas. Então, temos esse compromisso de valorizar os diversos segmentos artísticos de Mato Grosso como uma emissora pública legislativa”, concluiu.
“A fotografia, além de uma manifestação artística, tem o poder de registrar a trajetória histórico-cultural dos povos e regiões. Foi pensando nisso que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso trouxe essa abordagem em formato de programa televisivo. A fim de que fosse um meio das pessoas conhecerem curiosidades sobre a fotografia em si e, junto a isso, acessarem fatos da história moderna pelas mãos de quem capturou emoções, muitas vezes indescritíveis em palavras”, destacou o secretário adjunto de Comunicação da ALMT, Everaldo Jota.
A nova atração terá 16 episódios nesta primeira temporada que se inicia neste sábado (29), com exibição às 12h30 e reprise às 20h30. Também será possível assistir às reprises durante a semana nos horários vagos da programação da TVAL. Já está prevista a produção de mais quatro temporadas com o mesmo número de programas.
Fonte: odocumento