Com pouco mais de um ano do seu lançamento, o Jeep Commander, que foi desenvolvido no Brasil e é produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Goiana-PE, alcança a importante marca de 30 mil unidades produzidas no país.
Ao completar seu “primeiro aniversário”, no último dia 26 de agosto, o Jeep Commander havia completado 16 mil unidades emplacadas no mercado nacional. Os números revelam, portanto, que o veículo do segmento D-SUV (utilitários esportivos de grande porte) é um sucesso comercial a despeito de seu elevado patamar de preços, que partem de R$ 235.600.
Conheça o Jeep Commander 2023
Entregando sofisticação e conforto, o Jeep Commander está disponível em duas versões: Limited e Overland (ambas com opções Turbo flex 4×2 e Turbo diesel 4×4). O espaço é outro atributo do Commander. Afinal, sete lugares representam mais conforto, versatilidade e até amplo porta-malas, que é um dos maiores da categoria.
Com relação ao design, o equilíbrio das linhas traz a elegância e dinamismo para um típico Jeep. Também possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando imponência do Commander.
A silhueta traseira e a barra horizontal também combinam com os músculos robustos e a sofisticação da assinatura das lanternas. Além disso, o DNA Jeep pode ser observado em todos os detalhes, como nos arcos de roda trapezoidais, ângulos de rampa e altura de solo.
Já as lanternas, também em LED, contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. O grupo óptico traz total harmonia entre suas luzes, uma vez que, os faróis de neblina e luzes diurnas (DRL) também são em LED.
Alinhado aos bancos, também há revestimento em suede e couro no painel com costura em burnished cooper nos acabamentos em marrom e preto e em light diesel grey no acabamento em cinza, reforçando o requinte no novo modelo.
Na linha 2023, o Commander, assim como o seu irmão menor Jeep Compass, ganhou novos equipamentos de série que conferem mais segurança, comodidade e tecnologia.
Tecnologia, entretenimento e conforto
O Commander se destaca por trazer muita tecnologia de ponta. Vem com painel personalizável de 10,25” e central multimídia com tela sensível ao toque de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Conta também com carregamento de smartphones por indução, além de portas USB localizadas nas três fileiras de assentos.
Traz também acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que nesta última ainda há sensor de presença. Ainda há parabrisa e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, chave presencial e ar-condicionado dual zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência aos ocupantes da cabine, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico.
Motorização e desempenho
O SUV traz duas opções com relação à propulsão. A T270 Flex traz o motor 1.3 Turboflex que rende potência de 185 cv a 5.700 rpm e torque de 27,5 kgf.m a 1.50 rpm. A TD 380 traz o motor 2.0 turbodiesel que desenvolve 170 cv de potência e torque de 35,7 kgf.m. O câmbio é automático de seis velocidades para ambos.
As versões com motor flex aceleram de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e atingem a velocidade máxima de 202 km/h. Os números das versões diesel são 11,6 segundos e 197 km/h.
Com relação ao consumo, o modelo faz, na cidade:
- Commander 1.3 Turbo – 6,9 km/l com etanol e 9,8 km/l com gasolina
- Commander 2.0 Diesel – 10,3 km/l
E na estrada:
- Commander 1.3 Turbo – 8,3 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina
- Commander 2.0 Diesel – 12,9 km/l
Jeep Healthy Cabin
Na linha 2023, o Commander ganhou ainda uma dose extra de proteção com o Jeep Healthy Cabin, uma tecnologia que remove partículas com impurezas do ar e elimina impurezas em até 83%.
Desenvolvido pelo time de engenharia da Stellantis, o Jeep Healthy Cabin é uma tecnologia global com o foco de desinfecção da cabine, já que atua com um filtro de ar construído em N95, o já conhecido material utilizado em máscaras de proteção e que ficou mais popular durante a pandemia. Tudo isso sem influenciar no bom desempenho da circulação do ar.
O filtro é tão eficiente que ele também atua na recirculação, ou seja, trabalha tanto canalização do ar interno como o externo. Diferente de um filtro de ar convencional, o da Jeep possui três camadas e ainda bioproteção, que auxilia no combate à proliferação de bactérias, fungos e vírus.
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