Sophia @princesinhamt
Notícias

Repetição de ações iguais não resulta em multa por má-fé: entenda!

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
repeticao acoes identicas nao justifica aplicacao multa por ma fe

Via @portalmigalhas | A 7ª turma do TRF da 1ª região decidiu que a repetição de ações idênticas não justifica automaticamente a aplicação de multa por litigância de má-fé. Segundo o colegiado, para tal penalidade, é necessário comprovar que a parte agiu com dolo ou fraude.

De acordo com a decisão, a litigância de má-fé ocorre quando uma parte, mesmo sabendo que não tem razão ou direito, ingressa com a ação de forma maliciosa para prejudicar a parte contrária.

No caso analisado, a apelante alegou que a repetição da ação ocorreu devido a uma “falha humana” na distribuição e negou ter agido com má-fé, atribuindo o ocorrido a um erro não intencional.

O relator do caso, desembargador Federal Hercules Fajoses, destacou que a tese da defesa, mesmo quando equivocada, não caracteriza abuso de prática processual suficiente para supor que houve litigância de má-fé.

O magistrado enfatizou que a imposição da multa exige prova de que a parte teve a intenção de prejudicar o processo ou a outra parte, o que não foi evidenciado no caso em questão.

Além disso, o relator ressaltou que a simples repetição de ações semelhantes não basta para justificar a aplicação da multa, a menos que se comprove dolo ou fraude.

Com base nessas considerações, o colegiado decidiu, por unanimidade, reformar a sentença anterior.

Leia o acórdão

Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/409428/repeticao-de-acoes-identicas-nao-caracteriza-litigancia-de-ma-fe

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.