Além de salvar vidas, a doação de sangue garante benefícios para quem decidir se tornar um voluntário regular. Para incentivar os mato-grossenses, leis estaduais e municipais foram sancionadas ao longo dos anos e garantem de meia-entrada em eventos a atendimento prioritário em alguns serviços. Neste Dia Nacional do Doador de Sangue, 14 de junho, o Primeira Página separou alguns desses benefícios.
Ainda que seja amplamente divulgado que uma única doação pode salvar até quatro vidas, os estoques em Mato Grosso sofrem com a falta de bolsas de sangue. As campanhas para atrair doadores são frequentes, mas poucas pessoas sabem os benefícios garantidos por lei para quem doa regularmente. Confira abaixo alguns desses benefícios:
- Isenção na taxa de pagamento de concurso público promovidos pelo Governo do Estado – e será necessário que tenha feito, no mínimo, 3(três) doações antes do edital. (LEI Nº 7.713, de 11 de setembro de 2002 – D.O. 11.09.02)
- Meia-entrada em eventos de cultura, esporte e/ou lazer em Mato Grosso, realizados em locais de visitação pública – sejam eles mantidos pelo poder público ou pela iniciativa privada. (LEI Nº 10.450, de 7 de outubro de 2016)
- Trabalhador CLT têm direito a um dia de folga, sem prejuízo do salário, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. (Lei federal: Art. 473 Consolidação das Leis do Trabalho – Decreto Lei 5452/43 LEI Nº 1.075, de 27 de março de 1950)
- Preferencial em filas nos comércios em geral de Cuiabá. (LEI Nº 4.942 de 03 de janeiro de 2007)
- O doador pode receber sem qualquer custo, resultados de exames de HIV, de Doença de Chagas, de hepatite B e C, de HTLV 1 e 2, de Malária e Fator RH.
Para além dos benefícios, o MT Hemocentro defende a doação voluntária e altruísta.
Quem pode doar?
Hoje no Brasil pode doar sangue pessoas com idade entre 16 e 69 anos (sendo que de 60 e 69 anos só podem doar se já o tiverem feito antes) e que pesam no mínimo 50 quilos.
Além disso, é necessário alguns cuidados: é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação e ter se alimentado. Um prazo também precisa ser respeitado: a doação de sangue só pode ser realizada a cada dois meses para os homens e três meses para as mulheres. Tire suas dúvidas aqui.
Fonte: primeirapagina