Aldeias indígenas dos povos Carajá, Xingu e Xavante vão passar por testes de um modelo de saúde digital implantado há um ano e meio no estado. A ação é do Ministério da Saúde, em parceria com o Governo do Mato Grosso. Os testes começarão nesta segunda-feira (10) e segue até 22 de junho.
A missão é formada por representantes de órgãos municipais, estaduais e federais de Saúde, além do Instituto Laura Fressatto, que vai treinar as equipes de três DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígena) – Araguaia, Xingu e Xavante – para o uso do Sistema Laura Care.
O sistema funciona como um Ambulatório Virtual, um ambiente digital usado pelo de Mato Grosso para atender toda a população, fazendo a distribuição adequada dos serviços médicos, por assistência digital a saúde.
O modelo está em operação em Mato Grosso desde o final de 2022, quando o governo estadual assinou convênio com o Instituto Laura Fressatto.
A plataforma para a saúde digital possibilita a realização de teleconsultas e teleinterconsultas (quando há uso de tecnologias e mais de um médico), permitindo que profissionais especialistas atendam pacientes no interior por meio de telemedicina. O que possibilita um atendimento especializado mais rápido.
Uma nova atualização do sistema de atendimento foi a antecipação no tratamento de doenças crônicas, alcançando resultados mais satisfatórios de controle.
Munido simplesmente com um laptop ou tablet e uma antena Starlink (portátil) para conexão via satélite com a internet, os agentes locais de saúde atenderão os pacientes das tribos indígenas visitadas pela missão, acessando o Ambulatório Virtual e se conectando em tempo real com médicos especialistas.
Esse mesmo modelo já foi testado no auge da pandemia junto aos povos indígenas no município de São Gabriel da Cachoeira (AM), na ocasião, a convite dos Ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Atendimentos nos polos de MT
- O DSEI Araguaia atende a uma população 5.561 indígenas, divididos em 41 aldeias. A aldeia visitada na manhã do dia 13/6 será a Carajás.
- O DSEI Xingu atende a uma população de 8.727 indígenas, de 136 aldeias. A aldeia visitada na manhã do dia 18/6 será a Kuluene.
- O DSEI Xavante atende a uma população de 24.569 indígenas de 337 aldeias. A aldeia visitada na manhã do dia 21/6 será a Xavante.
Fonte: primeirapagina