A maior celebração do Turismo de Mato Grosso, a FIT Pantanal (Feira Internacional de Turismo) começou nesta quinta-feira (30) com um debate entre o Governo do Estado e representantes da agricultura familiar sobre os avanços do setor e da qualidade dos produtos produzidos em Mato Grosso.
O destaque da conversa foi o café e o queijo feitos a partir do beneficiamento da produção primária. O presidente da Empaer-MT, (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural ) Suelme Evangelista Fernandes destacou a qualidade do produto que vem sido beneficiado no Estado.
Nesta sexta-feira (31) haverá inclusive uma degustação de cafés produzidos pela agricultura familiar em Mato Grosso. Confira a lista e o local onde são produzidos os grãos:
- Café Nortão – Paranaíta;
- Café Nosso Sítio – Alta Floresta;
- Café Vovó Quita – Alta Floresta;
- Café Campanucci – Nova Monte Verde;
- Café Mato Grosso – Nova Bandeirantes;
- Café Cereja Negra – Nova Bandeirantes;
- Café Muller – Nova Bandeirantes;
- Café do Dinho – Nova Bandeirantes;
- Café Birck – Cotriguaçu;
- Café Três Poderes – Cotriguaçu;
- Café Lira – Juruena;
- Café Dom Antônio – Sinop;
- Café Sopeletto – Alta Floresta;
- Café Rocha – Colniza;
- Café Solo – Sinop.
Além de conhecer os cafés, os participantes do evento terão acesso a uma série de produtos da agricultura familiar, como queijos, remédios e cosméticos naturais, banana, mel, mudas de pequi, temperos naturais e artesanatos tradicionais.
A FIT Pantanal
A Feira Internacional de Turismo é uma grande celebração no Centro-Oeste, de 30 de maio a 2 de junho deste ano, com o melhor da cultura, arte e diversas programações científicas que se misturam ao Festival Gastronômico da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) para 4 dias de muitas experiências em Cuiabá.
O evento já é realizado pelo segundo ano seguido, por meio da Fecomércio Mato Grosso, em parceria com o Governo do Estado e Sedec-MT (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico).
No ano passado, a feira reuniu mais de 50 mil visitantes e movimentou milhões de reais em negócios.
Neste ano, o tema é “Turismo, Eventos, Agro e Negócios”. As atividades incluem capacitações, mesas redondas, palestras, workshops, painéis, oficinas e uma audiência pública, organizadas pela Aldeia do Conhecimento.
Fonte: primeirapagina