Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba foi eleita a segunda melhor cidade do Brasil para startups pelo Global Startup Ecosystem Index Report (GSEI) 2024, divulgado nesta quinta-feira (30) em um evento online global transmitido de Israel. As informações são da Prefeitura de Curitiba.
O relatório mundial, elaborado pelo instituto israelense StartupBlink, analisa mil cidades de 100 países, avaliando o número de startups, a qualidade delas e o ambiente de negócios.
Entre os municípios brasileiros avaliados, São Paulo ficou com o primeiro lugar, seguido de Curitiba (2º lugar) e Rio de Janeiro (3º lugar).
Avanço global
No ranking global, Curitiba avançou três posições no Startup Ecosystem Index Report 2024 em relação ao ano passado, chegando ao 137º lugar.
“A trajetória positiva de Curitiba continua pelo quarto ano consecutivo. A cidade melhorou sua posição em 46 lugares durante o período”, cita o relatório elaborado anualmente desde 2017.
O primeiro lugar global do GSEI 2024 é da cidade de São Francisco (Califórnia, EUA), no Vale do Silício, seguido de Nova Iorque (EUA) e Londres (Inglaterra). Na América do Sul, Curitiba ficou com a 5ª posição, atrás de São Paulo, Bogotá, Santiago e Buenos Aires.
Outros destaques
O relatório também destaca Curitiba como uma das três cidades entre as 100 melhores do mundo para a indústria de SaaS (software como serviço), com o sexto lugar na América Latina.
Curitiba e Porto Alegre se destacam como as únicas cidades da América Latina ranqueadas na categoria de cidades com iniciativas para a indústria de internet das coisas (IoT).
A capital paranaense é citada, ainda, como berço de três unicórnios (startups avaliadas em 1 bilhão de dólares): Ebanx, líder em serviços de processamento de pagamentos de compras; MadeiraMadeira, a maior plataforma de produtos para casa da América Latina; e Olist, que oferece serviços de e-commerce para colocar pequenos vendedores em grandes vitrines online.
A Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação foi reconhecida no relatório como uma das iniciativas governamentais envolvidas na promoção de ecossistemas inovadores no Brasil. A Agência é parceira institucional da StartupBlink e colabora com o levantamento.
Relatório anual
O StartupBlink é um centro de pesquisa de referência internacional que faz o mapeamento de mil cidades em cem países, avaliando os ecossistemas de inovação para startups em todo o mundo em quesitos como ambiente de inovação, de negócios e qualidade das empresas de tecnologia.
O GSEI é um relatório publicado pela StartupBlink anualmente desde 2017. É elaborado a partir de milhares de pontos de dados processados por um algoritmo que leva em consideração dezenas de conjuntos de parâmetros. Além da complementação de dados de diversas fontes e parceiros globais, o relatório é integrado ao mapa interativo e de crowdsourcing, que é atualizado desde 2013 e fornece uma forte amostra dos componentes de cada ecossistema de startups.
E vem aí o GazzSummit Agrotechs
O GazzSummit Agrotechs é uma iniciativa pioneira do GazzConecta para debater o cenário de inovação em um dos setores mais relevantes do país. O evento será realizado no dia 15 de agosto de 2024 com o propósito de conectar e promover conhecimento para geração de novos negócios, discussão de problemas e desafios, além de propor soluções para o setor.
O GazzSummit promove a disseminação de tecnologias e práticas de inovação que possam levar a cadeia produtiva ainda mais longe. Uma programação intensa de 12 horas de conteúdo, e mais de 25 palestrantes, espera os participantes que poderão interagir com players importantes do ecossistema como grandes empresas, cooperativas, produtores, entidades públicas, startups e inovadores. Garanta já a sua vaga.
Fonte: gazzconecta