O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) derrubou a liminar que suspendia o leilão para compra de arroz importado, marcado para as 9h desta quinta-feira, 6. Com a decisão, o evento promovido pela está mantido.
Na noite de quinta 5, a 4ª Vara Federal de Porto Alegre havia concedido uma liminar que suspendia o leilão para a compra de arroz importado.
Na decisão, o juiz mencionou que a realização do leilão seria “prematura” devido à falta de comprovação de que as enchentes no Rio Grande do Sul afetaram o mercado interno.
“Cabe ressaltar que a tragédia climática pela qual está passando o Estado Gaúcho não tem precedentes na história nacional e ainda está sendo vivenciada, sendo que a grande maioria dos Municípios foram afetados de alguma maneira, em maior ou menor proporção, conforme vem sendo amplamente divulgado na mídia”, diz a decisão, assinada pelo desembargador do TRF-4, Fernando Quadros da Silva.
“Não há, neste momento, como se ter uma estimativa concreta dos estragos a serem reparados, no entanto, por óbvio tais prejuízos afetam todos os setores, com evidente repercussão negativa na área agrícola do Estado, sobretudo considerando a perda de lavouras e de outras atividades afetas ao setor, bem como as dificuldades de transporte do
produto.”
A Justiça Federal da 4ª Região havia acatado, na última quarta-feira, 5, o pedido do Partido Novo para, por meio da Conab.
A liminar foi concedida pelo juiz federal substituto Bruno Risch Fagundes de Oliveira.
A ação judicial foi movida pelos deputados gaúchos Marcel van Hattem (Novo), Lucas Redecker (PSDB) e Felipe Zortea Camozzato (Novo).
Eles alegaram que o arroz nacional poderia ser prejudicado, com um prejuízo estimado em R$ 2 milhões.
Fonte: revistaoeste