A seis rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cuiabá começa a fazer contas para tentar permanecer na elite nacional. Atualmente, o Dourado abre a zona de rebaixamento, na 17ª colocação, com 31 pontos conquistados.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o representante mato-grossense na Série A tem 64% de chances de ser rebaixado à Série B em 2023. Em um cenário mais distante, o time tem 0,28% de conseguir uma vaga na Sul-Americana da próxima temporada.
Em 32 partidas disputadas até o momento, o representante mato-grossense acumula 15 derrotas, 10 empates e apenas 7 vitórias.
Um dado que explica o mau desempenho da equipe no Brasileirão é a ineficiência ofensiva. O Dourado tem o pior ataque do Brasileirão, com apenas 24 gols em 32 jogos. Além disso, é o time que menos cria e finaliza no campeonato.
Sem saber o que é vencer há quatro jogos, o Cuiabá chega pressionado para 33ª rodada da competição, quando recebe o Goiás, neste domingo (23), às 17h (de MT), na Arena Pantanal.