Nesta quinta-feira (30), a FIT Pantanal abriu suas portas e convida os mato-grossenses a se conectarem com as comunidades locais, provar sabores autênticos, admirar a beleza do artesanato e vivenciar a cultura vibrante do estado.
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 2 WhatsApp Image 2024 05 31 at 08.57.50 1](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-31-at-08.57.50-1-1200x800.jpeg)
Com o tema ‘Descubra Mato Grosso: Turismo, Eventos, Agro e Negócios’, o evento é realizado pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado, por meio da Sedec (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) no Centro de Eventos do Pantanal, e tem o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do turismo em todo o estado.
A expectativa do presidente da Fecomércio, José Wenceslau da Souza Junior, é que mais de 50 mil pessoas passem pela feira, que vai até o domingo (2) e tem entrada gratuita. O horário de funcionamento da FIT Pantanal é das 16h às 22h.
“Trouxemos para cá as cidades para mostrarem toda a potencialidade de Mato Grosso. Esse é o nosso compromisso, a oportunidade de negócios e está sendo um sucesso”, disse o presidente sobre a FIT 2024, que se apresenta como um catalisador para o desenvolvimento do turismo no estado, reunindo negócios, cultura e belezas naturais em um só lugar.
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 3 FIT Pantanal 5](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/FIT-Pantanal-5-1200x900.jpeg)
A programação do evento é diversificada e tem desde a “Aldeia do Conhecimento”, onde os visitantes têm a oportunidade de aprender com especialistas do setor em palestras e oficinas, ao Festival Gastronômico ABRASEL, que apresenta pratos típicos e tem uma programação variada com apresentações artísticas e culturais.
Além de várias exposições, que apresentam produtos da agricultura familiar e destinos e produtos turísticos incríveis.
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 4 WhatsApp Image 2024 05 31 at 08.57.50 2](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-31-at-08.57.50-2-1200x800.jpeg)
Sesc Salgadeira vem aí!
No stand da Fecomércio é possível ter uma experiência em terceira dimensão, que vai te transportar para dentro do Sesc Salgadeira, em Chapada dos Guimarães.
Com óculos especiais, você pode ver como será o novo espaço em detalhes realistas. É como se estivesse lá!
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 5 WhatsApp Image 2024 05 31 at 08.57.50 2 2](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/WhatsApp-Image-2024-05-31-at-08.57.50-2-2-1200x800.jpeg)
“No Sesc Salgadeira vamos fazer uma torre de 60 metros de altura, com 30 metros nós vamos ter um restaurante, de visualização da Chapada dos Guimarães. Sobe mais 30 metros e é onde você desce de tirolesa por todo o complexo Salgadeira”, conta o presidente José Wenceslau.
No momento, a administração do Complexo Turístico da Salgadeira é compartilhada entre o Governo do Estado e o Sesc (Serviço Social do Comércio).
“O TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] que nós fizemos com o Governo é de 30 anos. Nossa previsão é de que em outubro ou novembro desse ano a gente de fato assuma a Salgadeira para transformar no maior ponto turístico da baixada cuiabana”.
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 6 FIT Pantanal 2 2](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/FIT-Pantanal-2-2-1200x900.jpeg)
MT: gigante em belezas naturais
Com 903.331,48 km², o secretário adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton, lembra que Mato Grosso não é só um estado de grande extensão territorial, mas gigante em belezas naturais, sendo detentor de três biomas – Amazônia, Cerrado e Pantanal – e da região do Araguaia.
“O nosso desafio é mostrar para o mato-grossense tudo aquilo que é dele, nosso. É de regionalizar o nosso turismo, para que as pessoas conheçam as nossas manifestações culturais, históricas e o nosso patrimônio natural”.
Beleza única no mundo, que se traduz em um potencial turístico sem igual, para o secretário adjunto Felipe Wellaton.
“Eu digo que o turismo é um mecanismo que pode transformar cidades e a FIT Pantanal tem essa vocação de parar o estado de Mato Grosso para em um final de semana falar sobre o turismo e olhar para nossos atrativos e mostrar que os 62% do nosso estado preservado podem gerar emprego, renda e desenvolver as cidades”.
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 7 FIT Pantanal 3](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/FIT-Pantanal-3-1200x900.jpeg)
FIT: oportunidade de conhecer e mostrar
Adriele Agnelo Rosa de Souza, de 20 anos, visitou a FIT Pantanal com outras duas amigas na noite dessa quinta-feira e diz que esse é o momento dos mato-grossenses vivenciaram as riquezas do estado.
![Descubra Os Encantos Do Pantanal: Uma Viagem Sensorial Por Mato Grosso - Fit Pantanal 8 FIT Pantanal 4](https://media.primeirapagina.com.br/pp-prod-container/2024/05/FIT-Pantanal-4-1200x900.jpeg)
“Acho que a gente não conhece muito o estado, eu mesmo não conheço. Acho que tem pouca visibilidade. E feiras como essa são fundamentais e maravilhosas pra gente poder conhecer”.
Já a artesã Kaya Agari participa do Bolixo e teve a oportunidade de mostrar aos visitantes suas peças: roupas com o grafismo do seu povo Bakairi, da região de Paranatinga. “Está lotado, minha expectativa é muito positiva. Feiras como essas dão visibilidade ao nosso trabalho, onde podemos mostrar a nossa cultura e vender as peças que produzimos de forma artesanal e sustentável”.
Fonte: primeirapagina