Sophia @princesinhamt
Notícias

Diferença entre vacina da Poliomelite injetável e em gotas: saiba mais!

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em Campo Grande a campanha de vacinação contra a poliomielite começou na última segunda-feira (27) com a meta de imunizar 62 mil pessoas, de 1 a 4 anos. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina em gotinhas virou um símbolo da imunização em crianças de todo o país.

Porém, você sabia que a ideia é substituí-la gradativamente pela injetável? Entenda, nesta matéria, as diferenças entre as versões e saiba qual tipo de vacina é possível encontrar na campanha.

2024 word2
sendo imunizada. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Nas unidades de saúde de Campo Grande, as duas versões do imunizante estão disponíveis. A vacina injetável é aplicada em 3 doses em bebês: aos 2, 4 e 6 meses, com uma dose de reforço recomendada aos 15 meses de vida.

Para as outras idades – entre 1 e 4 anos – vale a vacina em gotas.

VOP X VIP

Conhecida pela sigla VIP, a vacina injetável ou intramuscular é a versão inativada do vírus da pólio, ou seja, o vírus está “morto”. Já a vacina em gotinhas é representada pela sigla VOP, ou vacina oral poliomielite, e contém o vírus atenuado, ou seja, ainda “vivo”, porém enfraquecido.

A troca da vacina oral pela intramuscular vem sendo realizada por diversos países mundialmente, sendo considerada mais eficaz. O movimento no país vem de encontro com um alerta que o Brasil recebeu, em 2023, de classificação de alto risco de reintrodução do vírus.

Índice de vacinação

Campo Grande espera vacinar 62.682 crianças de 1 a 4 anos com as gotinhas. Já os bebês menores de um ano devem ser imunizados com a vacina injetável.

Em 2023 o Brasil não realizou campanha nacional de vacinação como faz agora, de 27 de maio a 14 de junho, e, ao longo do ano, vacinou 85,72%.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.