Sophia @princesinhamt
Economia

Investimento recorde: Publicidade no setor privado atinge R$ 80 bilhões em 2023

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em 2023, o investimento em publicidade no setor privado chegou à soma de R$ 80 bilhões. Dos 28 setores que investiram em publicidade, os cinco principais concentraram 51% do total dos investimentos em 2023. O comércio liderou, com 18%, seguido dos setores de serviços (10%) e financeiro (9%).

Os setores que menos investiram no setor foram os de pet (0,1%), brinquedos (0,1%) e escritório e papelaria (0%). Os dados são da .

O mês com o menor valor investido foi janeiro, com R$ 4,8 bilhões, enquanto dezembro registrou o maior investimento, R$ 7,3 bilhões.

Alta no investimento em publicidade

Uma das principais análises do estudo mostra que, embora a maioria dos setores tenha apresentado movimentos positivos, os dois maiores crescimentos porcentuais em publicidade vieram de setores que oferecem entretenimento. São eles: Mídia e Conteúdo (+ 30%) e Cultura, Lazer, Esporte e Turismo (+27%).

Mesmo com a disputa pelo tempo livre do consumidor aquecendo a publicidade, cinco segmentos mais tradicionais ainda concentraram 51% da verba: Comércio (18%), Serviços (10%), Financeiro (9%), Mídia (7%) e Beleza (7%).

Posição Setor Investimento em 2023
comércio 18,0
serviços 10,0
financeiro 9,0
mídia e conteúdo 7,0
higiene pessoal e beleza 7,0
farmacêutico 6,0
administração pública e social 5,0
cultura, lazer, esporte e turismo 5,0
telecomunicações 4,0
10ª bebidas 4,0
11ª alimentos 4,0
12ª eletrônicos e informática 4,0
13ª educação 3,0
14ª automotivo 3,0
15ª saúde 2,0
16ª multi setorial 2,0
17ª higiene doméstica 2,0
18ª minas e energia 1,2
19ª vestuário e acessórios 1,2
20ª imobiliário 1,1
21ª construção e acabamento 0,9
22ª casa e decoração 0,4
23ª jogos e apostas 0,2
24ª bens e serviços industriais 0,2
25ª agropecuária 0,2
26ª pet 0,1
27ª brinquedos 0,1
28ª escritório e papelaria 0,0

Em relação à localização, o eixo São Paulo-Rio lidera a participação entre as praças brasileiras, com 19% e 7%, respectivamente. Ainda assim, altas de 10% ou mais foram registradas tanto no sudeste, como no nordeste e no sul, o que mostra que o crescimento na publicidade dialoga com vários sotaques.

O investimento de R$ 80 bilhões, no ano passado, representa um aumento de 8%, em relação aos R$ 74,1 bilhões registrados em 2022.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.