Sophia @princesinhamt
Tecnologia

Novo ChatGPT: Conheça o Próximo ‘Super Cérebro’ da Tecnologia!

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A OpenAI deu início ao treinamento de um novo modelo de inteligência artificial (IA) para suceder ao GPT-4, com a expectativa de elevá-lo a outro patamar. A startup de São Francisco visa a construir uma uma máquina que pode realizar qualquer tarefa que o humano consiga fazer.

O novo modelo será utilizado em produtos como chatbots, assistentes digitais, mecanismos de busca e geradores de imagens. A empresa está focada em avançar rapidamente na tecnologia, enquanto tenta apaziguar críticos que apontam os perigos da IA, como a disseminação de desinformação e a substituição de empregos.

A OpenAI lançou uma versão atualizada do GPT-4, chamada GPT-4o, que pode gerar imagens e responder a comandos em uma voz altamente conversacional. A atriz Scarlett Johansson, por exemplo, afirmou que a voz do GPT-4o era “assustadoramente semelhante” à sua, apesar de ter recusado licenciar sua voz para o produto.

Tecnologias como o GPT-4o aprendem suas habilidades analisando grandes quantidades de digitais, incluindo sons, fotos, vídeos, artigos da Wikipedia, livros e notícias. O jornal New York Times processou a OpenAI e a Microsoft em dezembro, alegando violação de direitos autorais de conteúdo de notícias relacionadas a sistemas de IA.

A evolução do “super cérebro”

O treinamento de novos modelos de IA pode levar meses ou até anos, seguido por mais alguns meses de testes e ajustes antes do lançamento úblico. Isso significa que o próximo modelo da OpenAI pode ser lançado em cerca de nove meses a um ano ou mais.

A OpenAI informou que, apesar de criar modelos líderes do setor em termos de recursos e segurança, acolhe um debate robusto neste momento importante. A empresa, juntamente do Google, da Meta e da Microsoft, tem aumentado constantemente o poder das tecnologias de IA. Isso demonstra avanços perceptíveis a cada dois ou três anos.

YouTube videoYouTube video

Impasse na equipe desenvolvedora do ChatGPT

Ilya Sutskever, cofundador da OpenAI, e Jan Leike, que lideravam a equipe de superalinhamento, deixaram a empresa este mês. Sutskever havia sido removido da empresa em novembro, mas foi reintegrado depois de uma campanha de lobby dos aliados de , CEO da OpenAI.

Os esforços de segurança da OpenAI são liderados por John Schulman, cofundador que anteriormente chefiou a equipe que criou o ChatGPT. Um novo Comitê de Segurança e Proteção foi criado para explorar como lidar com os riscos apresentados pelo novo modelo de IA e futuras tecnologias.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.