Um dos remédios mundialmente utilizados para o tratamento de diabetes, e que tem se difundido como emagrecedor, o Ozempic (semaglutide), teve um efeito positivo confirmado nesta sexta-feira (24).
O ensaio clínico realizado pela Escola de Medicina da Universidade de Washington mostrou que um dos compostos do remédio reduz problemas cardíacos, problemas renais e morte em pessoas com diabetes tipo 2 e doença renal crônica.
A pesquisa foi apresentadas em uma reunião da Associação Europeia de Nefrologia em Estocolmo, capital da Suécia e simultaneamente publicada no The New England Journal of Medicine.
O Ozempic é conhecido no Brasil por ter efeitos emagrecedores sem precedentes. Alguns artistas da música brasileira usaram o medicamento e perderam peso significativamente.
O estudo publicado incluiu 3.533 pessoas com doença renal e diabetes tipo 2. Como resultado, os pacientes que receberam o medicamento tiveram taxas mais lentas de declínio renal e eram muito menos propensas a morrer de problemas cardiovasculares ou de qualquer causa.
E os efeitos colaterais?
A revista científica Epic Research sugeriu que 20% dos pacientes que utilizam o Ozempic têm o efeito reboot, ou seja, recupera todo o peso perdido.
Além disso, a medicação pode causar diversos efeitos colaterais como náuseas, vômitos, dores estomacais fortes, diarreia, desconforto no abdômen (como azia e queimação), dor de cabeça, sonolência e constipação.
Fonte: primeirapagina