As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que pelo menos oito mísseis foram disparados pelo Hamas contra a região central do país, neste domingo, 26. Algumas horas depois, o grupo terrorista assumiu a responsabilidade pelos ataques.
Os mísseis foram lançados a partir de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Em declaração, as forças israelenses mencionaram que “alguns foguetes foram interceptados” pelas defesas aéreas, mas outros atingiram o território israelense.
Os ataques não deixaram feridos. No entanto, vídeos nas redes sociais mostram danos em residências e uma cratera próxima a Kfar Saba. Não há edifícios nas imediações, segundo o jornal The Times of Israel.
🚨| ÚLTIMA HORA: Más de 10 COHETES ALCANZAN TEL AVIV en Israel DESPUÉS DE FALLAR LA CÚPULA DE HIERRO que no logró interceptar estos cohetes de Hamas, más 8 impactos entraron y provocaron daños materiales y un incendio, sin muertes. 🇮🇱 ¿Apoyas que Israel se defienda de Hamas? ⚠️ pic.twitter.com/CP2DBGbrHA
— Eduardo Menoni (@eduardomenoni) May 26, 2024
Braço armado do Hamas entra em cena
O braço armado do Hamas, as brigadas Ezedin al-Qasam, assumiu a autoria dos disparos. Em mensagem no Telegram, afirmaram que os lançamentos foram “em resposta aos massacres” contra civis palestinos, conforme relatado pela Skynews.
Depois dos ataques, sirenes soaram em comunidades na fronteira de Gaza. Pouco tempo depois, pelo menos um projétil foi disparado em direção a Israel, conforme noticiado pelo The Times of Israel.
No sábado 25, as forças israelenses continuaram a contraofensiva em Gaza. As investidas ocorreram apesar da decisão das Nações Unidas para que Israel suspendesse sua as ações em Rafah.
Israel quer libertação de reféns
Negociações entre os dois lados estão previstas para recomeçar na próxima semana, informou a agência Reuters. A decisão foi tomada depois de encontros entre o chefe da Mossad, o chefe da CIA e o primeiro-ministro do Qatar. O Hamas não comentou as negociações.
As negociações têm enfrentado dificuldades depois de sete meses de guerra. Israel busca a libertação de reféns detidos pelo Hamas, enquanto o grupo quer a libertação de prisioneiros palestinos e o fim da guerra.
Ajuda humanitária chega a Gaza
Caminhões com ajuda humanitária do Egito começaram a entrar em Gaza hoje. Os veículos, carregados com mantimentos para civis palestinos, atravessaram a passagem fronteiriça de Kerem Shalom, controlada por Israel.
Duzentos caminhões saíram do lado egípcio da passagem de Rafah, fechada desde o início de maio. Foi nesta data que Israel assumiu o controle do lado palestino do terminal, até a passagem de Kerem Shalom, a quatro quilômetros de distância.
O Egito se recusa a coordenar a entrega de ajuda humanitária por Rafah, enquanto o lado palestino estiver sob controle israelense. Toda a ajuda do Egito é inspecionada pelas autoridades israelenses e distribuída com a das Nações Unidas.
Fonte: revistaoeste