A franquia Caça-Fantasmas vive uma boa fase desde a estreia de Mais Além nos cinemas em 2021 e a produtora IllFonic soube aproveitar o momento para lançar Ghostbusters: Spirits Unleashed, game ao estilo multiplayer assimétrico baseado no universo dos filmes.
O game segue a fórmula popularizada por Dead by Daylight, mas passa longe do terror visto neste jogo e em outros do gênero, como os games mais recentes de Sexta-Feira 13, Predador ou mesmo Evil Dead, abraçando o estilo mais leve e bem humorado de Caça-Fantasmas: até quatro jogadores se aventuram em serviços na cidade de Nova York, caçando fantasmas travessos que causam confusões nos cinco mapas disponíveis no lançamento.
No controle de um dos caça-fantasmas criado e personalizado pelo jogador, é preciso investigar o cenário em busca de portais especrais, fechá-los e assim, revelar a presença do fantasma. Caçar a criatura ectoplasmática usando a arma de raios e prendê-la na famosa armadilha é divertido e tende a causar mais bagunça e confusão (além de danos materiais) do que se pode imaginar.
Quem joga como o fantasma, por sua vez, tem como missão provocar o caos, assustando civis, assombrando objetos e claro, se escondendo dos caçadores.
Esse sistema de jogo é sólido, testado e aprovado, provocando muitas risadas em todos os participantes, principalmente quando jogado entre amigos, como chat de voz aberto para coordenar as ações e (tentar) evitar desastres como raios se cruzando e outras confusões.
Bom uso da licença
A IllFonic usa ao máximo a licença dos filmes, incluindo aí as instalações do quartel-general do grupo – para os fãs da franquia, é bem legal passear pela antiga base dos bombeiros e interagir com personagens conhecidos, como o dr. Ray, interpretado por Dan Aykroyd, e com o novo chefe dos Caça-Fantasmas, Winston, também interpretado pelo ator original, Ernie Hudson. Há novos personagens e muitas conversas para colocar os eventos do jogo em contexto.
Pena que não dá para sair pela cidade com o Ecto-001, o famoso carro dos Caça-Fantasmas, que fica lá na garagem do quartel-general, recriado em um grau elevado de detalhes. Parece claro que a IllFonic queria usar o carro de alguma forma, mas a ideia acabou deixada de lado.
Falta conteúdo
Ghostbusters: Spirits Unleashed é bem melhor acabado no lançamento do que outros jogos similares da IllFonic, sem as falhas de conexão e matchmaking de Predator: Hunting Grounds, por exemplo. Outra adição legal é que você pode jogar sozinho – ainda que caçar fantasmas seja uma tarefa mais divertida e fácil em grupo. Nesses casos, o jogador explora o mapa por conta própria e o fantasma é controlado pela máquina, desobrigando o jogador da necessidade de encarar partidas online, o que é uma boa para quem quer se acostumar com as mecânicas antes de se aventurar no multiplayer.
O que falta mesmo é mais conteúdo: são poucos mapas e um único modo de jogo, uma progressão limitada, com novos equipamentos e itens cosméticos, que na prática, não interferem no desenrolar das partidas. Depois de 5 ou 6 horas de jogo, a experiência começa a dar sinais de repetição.
Considerações
Ghostbusters: Spirits Unleashed mostra que ainda há muito o que pode ser feito em jogos de multiplayer assimétrico. O jogo faz um bom uso da licença Caça-Fantasmas e rende algumas horas de diversão – mas precisa de mais conteúdo para se manter interessante.
Ghostbusters: Spirits Unlheashed está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.
*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma c´pia do jogo gentilmente cedida pela IllFonic.