Um veículo que reúne a economia de uma moto, mas com a capacidade de carga que pode chegar a 500 kg. Esta opção já está disponível no Brasil com os triciclos Piaggio, que trazem como base ainda a tradição das icônicas Vespas. Conhecidos também como os famosos tuk-tuks, trazem a vantagem de poder ser conduzidos por habilitados na categoria A, a mesma para motos.
São duas versões com focos diferentes. A Ape City Passenger é focada no transporte de pessoas, com espaço para 3 passageiros, enquanto a Ape Cargo tem amplo baú, capaz de carregar até meia tonelada.
Qual o valor do triciclo Piaggio no Brasil?
- Piaggio Ape Cargo: R$ 39.900
- Piaggio Ape City Passenger: R$ 39.900
Ficou interessado em comprar um tuk-tuk Piaggio? Preencha o formulário no final do texto para saber todos os detalhes de compra e demais condições!
A empresa responsável pela Piaggio nesta nova fase no Brasil é a 2W Motors, mesmo grupo que já é conhecido por ser parceiro oficial das europeias Husqvarna e Fantic, além dos pneus CEAT – os mesmos que vão equipados nas Piaggio.
Até 500 kg de carga
Para quem procura um veículo utilitário para fazer entregas, o Ape Cargo é uma opção interessante. A carga máxima é de impressionantes 500 kg! Além disso, outra vantagem é o amplo espaço na caçamba. É possível acomodar, por exemplo, até 25 galões de 20 litros de água cada.
O Ape Cargo é oferecido no Brasil em 4 cores: branco, marrom, amarelo e azul claro. Este triciclo Piaggio possui motor de 300 cc de cilindrada, com refrigeração líquida, o que lhe rende 14 cavalos a 4.100 rpm e 24 nm de torque a 3.100 rpm. Sua velocidade máxima (top speed) é de 60 km/h.
Customização para diversos serviços
Os triciclos Piaggio estão atraindo negócios que precisam de uma estrutura prática, móvel e com visual cool. Por isso mesmo é possível fazer diversos tipos de customização para que o veículo se torne uma sorveteria, um café e até mesmo um point de açaí.
Tanto Ape Cargo como Ape City são inspirados nas antigas Vespinhas, inclusive, trazendo aquele nostálgico câmbio manual de 4 velocidades no punho esquerdo. Eles contam inclusive com marcha ré, enquanto o sistema de suspensão nas três rodas é independente.
Transporte ágil e turístico
Quem já visitou grandes capitais da Europa, como Lisboa ou mesmo cidades turísticas de Índia e Sudeste Asiática, sabe que os tuk-tuks são utilizados como uma opção acessível de transporte, além de oferecer, a partir do seu interior, uma vista panorâmica para pontos de interesse dos passageiros.
Por isso mesmo, a 2W Motors também trouxe ao Brasil o Ape City Passenger. Esta leva até 3 passageiros, além do motorista, com uma carga máxima de 300 kg. As cores disponíveis são branco, azul claro, azul netuno e amarelo. O City Passenger está equipado com motor de 230 cc de cilindrada, com refrigeração a ar, que rende 12 cv de potência máxima a 4.500 rpm e 18 nm de torque a 3.100 rpm. A velocidade máxima (top speed) informada pela empresa é de 60 km/h.
CNH e consumo de moto
De acordo com a 2W Motors, ambos modelos estão homologados no país de forma que o condutor apenas necessita de habilitação (CNH) do tipo A, para motos, para condução.
“São econômicos podem fazer até 33 km por litro, possuem uma autonomia de 285 km, estão isentos do rodízio de São Paulo e motoristas e passageiros ficam protegidos do mau tempo, pois o triciclo é fechado, diferentemente de uma motocicleta”, afirma Raul Fernandes Jr., sócio-diretor da 2W Motors.
Fonte: autoo