O segundo maior Estado dos Estados Unidos, Texas, passou por uma forte tempestade nesta quinta-feira, 16. Ao menos quatro pessoas morreram depois de serem atingidas com a queda de árvores, causada por ventos de 150 km/h.
De acordo com informações da CenterPoint Energy, concessionária de eletricidade e gás natural, o temporal deixou 800 mil imóveis sem energia elétrica. Nas redes sociais, foram compartilhadas imagens que mostram os estragos da situação, com danos em linhas de transmissão e vidraças estilhaçadas nos edifícios de Houston, cidade mais populosa do Texas.
Alertas e recomendações das autoridades do Texas
No mesmo dia da tempestade, o Serviço Meteorológico dos Estados Unidos alertou para uma ameaça imediata à vida e à propriedade dos cidadãos. O anúncio foi feito mesmo com o alerta já tendo sido desativado.
A previsão para esta sexta-feira, 17, ainda inclui possibilidade de chuva intensa e granizo. As autoridades locais cancelaram as aulas nas escolas e aconselharam os moradores a ficarem em casa.
“O centro está uma bagunça”, afirmou prefeito de Houston, John Whitmire (Democratas). “Peço, por favor, que fiquem em casa.”
Juíza diz que a recuperação da tempestade pode levar semanas
A juíza do , Lina Hidalgo, mencionou que as equipes ainda avaliam a extensão dos danos causado pela tempestade. Muitos bairros de Houston estão paralisados, com árvores caídas e vidros quebrados espalhados pelas ruas.
As escolas da região cancelaram as aulas para mais de 400 mil alunos e os escritórios do governo também foram fechados. As autoridades municipais solicitaram que a população evitasse o centro da cidade e permanecesse em casa, já que muitas ruas estão inundadas ou com fios de energia caídos.
“Vamos ter de falar sobre esse desastre em semanas, não em dias”, observou Hidalgo.
Na primeira semana de maio, tempestades intensas já haviam atingido o Texas. Na ocasião, inúmeros resgates em áreas alagadas foram realizados, incluindo no topo de casas inundadas.
Fonte: revistaoeste