Há vinte anos, estreou um dos filmes de terror que deixaria todos com medo de atender o telefone e escutar “sete dias”. Samara Morgan é um daqueles personagens que é impossível de se esquecer e que promove inúmeros filmes com sua imagem e história. Mas, a menina de cabelos longos teve seu nome mudado para a versão ocidental, Samara é na verdade Sadako Yamamura (ou Park Eun-suh, no coreano), uma menina com poderes sobrenaturais e com sede de vingança.
Uma das franquias de terror mais elogiadas dos últimos anos vai ganhar novo filme
O Chamado (2002) não é uma das primeiras adaptações e tampouco a primeira aparição da entidade. Criada por Koji Suzuki, Sadako apareceu no livro Ring (O Chamado) em 1991 e ganhou mais dois livros – Spiral e Loop – que acompanham a história da família da garota.
A premissa acompanha o enredo do filme de 2002, um repórter decide investigar por conta própria o desaparecimento de quatro adolescentes. No final, ela encontra uma fita com uma gravação muito estranha que faz com que uma menina saia da televisão e anuncie que a pessoa que a assistiu morrerá em sete dias. Suas investigações o levam a um sanatório, do qual Sadako uma vez ficou enquanto era pesquisada por doutores por conta de seus poderes psíquicos que alteram a imagem de vídeos, fitas e papel. Depois de uma certa conversa com um dos responsáveis pela garota, ele chega a conclusão que a morte causada por sua exploração fez com que o espírito de Sadako procurasse vingança.
Koji Suzuki se inspirou em duas histórias para enfim criar a versão mais atual de Sadako. Uma delas vem do próprio folclore japonês, um espírito vingativo chamado onryo, mas a lenda mais exata é aquela de Okiku.
Na versão folclórica, Okiku era uma servente de um samurai que implorava-a para que ela fosse sua amante, mas a garota sempre recusava. Com o intuito de enganá-la, o homem escondeu um dos dez vasos preciosos de sua família e colocou a culpa em Okiku, que tinha certeza que não havia feito nada de errado. Após ver a garota contando e recontando várias vezes o número de vasos, o samurai deu a opção que poderia perdoá-la se ela virasse sua amante. Ainda recusando a oferta, o samurai decidiu jogá-la em um poço e, portanto, seu espírito vingativo ficou atormentando seu antigo mestre ao contar até nove e no décimo fazer um barulho agonizante. Em todas as versões, Okiku é jogada em um poço.
10 atores famosos que começaram a carreira em filmes de terror
Já a segunda história vem de Sadako Takahashi e Chizuko Mifune, duas psíquicas do começo do século XX. Sadako Takahashi, foi praticante de nensha (a arte de projetar imagens no filme apenas pelo pensamento).
Em 1931 Takahashi foi estudada pelo psicólogo Tomokichi Fukurai para seu livro Clarividência e Pensamento. Fukurai também trabalhou com a psíquica Chizuko Mifune, que inspirou a história de fundo de Sadako e sua mãe Shizuko.
Ao todo, Sadako teve doze atrizes que a interpretaram entre versões japonesas, coreanas e americanas. Ayane Miura, Rie Ino, Hinako Saeki, Tae Kimura, Yukie Nakama, Ai Hashimoto, Elly Nanami e Ayaka Minami na versão japonesa; Bae Donna na versão coreana e Daveigh Chase, Kelly Stables e Bonnie Morgan na versão americana, sendo Chase a mais famosa de todas as intérpretes.
O Chamado está disponível para alugar no Prime Video Brasil.