O presidente do , Luís Roberto Barroso, criticou um suposto “movimento internacional destrutivo de extrema direita”.
De acordo com o juiz do STF, esse grupo, do qual o dono do Twitter/X, Elon Musk, faria parte, tenta desestabilizar as democracias no mundo.
Barroso advertiu ainda para uma “onda de populismo autoritário”. “Estamos lutando contra poderosos inimigos da democracia”, afirmou o magistrado ao jornal britânico Financial Times, em entrevista publicada nesta quinta-feira, 16.
Há pouco mais de um mês, .
As , no qual e-mails de funcionários da big tech mostraram pressão de Moraes na companhia para censurar pessoas de direita e gente ligada ao então presidente Jair Bolsonaro.
Conforme Barroso, a mais recente investigação da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe planejada por Bolsonaro e outros membros do alto escalão após as eleições de 2022 prova que a democracia brasileira está sob ataque.
“Algumas pessoas invocam a liberdade de expressão, quando, na verdade, defendem um modelo de negócio baseado no engajamento e, infelizmente, no ódio, no sensacionalismo e em teorias da conspiração”, observou Barroso.
Ainda segundo o ministro, a “articulação” de extrema direita está “tentando criar um problema que não existe” com alegações de censura.
Fonte: revistaoeste