A Stellantis anunciou nesta terça-feira (14) que a Leapmotor vai atuar no Brasil a partir do fim deste ano. Ainda não há detalhes de como a operação acontecerá, se a marca terá uma rede própria de concessionárias —como vai acontecer na Europa a partir de setembro—, ou se vai usar as lojas das marcas do grupo, como Fiat, Jeep e Ram.
Fato é que a marca anunciou dois modelos que serão vendidos por aqui. Um hatch compacto menor que o Renault Kwid e um SUV com o porte do Jeep Compass. Mas como é esse elétrico baratinho?
Leapmotor T03
O subcompacto, que já começou a ser chamado de “Mobi elétrico” pela parceria da Leapmotor com a dona da Fiat —mas que nada tem a ver com o carro nacional—, vai entrar na briga dos elétricos mais baratos do Brasil. Hoje o posto é do Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990).
Ele tem 3,62 metros de comprimento, sendo 2,40 m de entre-eixos, aproveitando bem o espaço interno. O mesmo acontece com o BYD Dolphin Mini, que tem 3,78 m no total e 2,50 entre os eixos. O porta-malas do Leapmotor tem 260 litros e perde dos 290 l do Kwid e ganha dos 230 litros do BYD.
O compacto tem um motor de 75 cv e uma bateria de 36,5 kWh, capaz de entregar uma autonomia de 265 pelo ciclo WLTP. A potência é a mesma do Dolphin Mini, mas com 10 cv a mais que o Kwid, que tem 65 cv.
O grande diferencial pode ser, se vier completo da China, o pacote de assistências ao condutor como ACC, frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, entre outros sistemas baseados em câmeras e radares.
Visual de brinquedo
Vendo o Leapmotor T03 por fotos, a impressão que dá é de que o carro parece de brinquedo. Ele é todo arredondado e tem a porta de carregamento bem no centro da frente com um ar sorridente, como diz a própria marca. A paleta de cores que vai do rosa ao azul reforça essa impressão.
O interior também é todo colorido, como nos atuais concorrentes chineses. Dolphin Mini e Jac E-JS1 também oferecem interiores cor de rosa ou azuis. No caso do T03, há até a mistura dos dois.
Um detalhe curioso no carro é que as forrações de portas do motorista e do passageiro são diferentes. O carona tem um puxador maior enquanto o condutor tem as teclas dos vidros elétricos à mão. Já à sua frente, verá um painel digital de oito polegadas.
O restante dos comandos ficam na tela central de 10,1 polegadas. A marca promete oferecer música por streaming e sistemas de navegação online.
Vendas no fim do ano
A Stellantis deu a previsão de chegada do T03 para o último trimestre do ano, ou seja, entre outubro e novembro. As marcas do grupo costumam ser agressivas nos preços, então podemos esperar o valor na mesma faixa dos rivais, então vai de R$ 100 mil a R$ 120 mil nos valores de hoje. É aguardar para ver.
Fonte: autoo