Pode marcar o dia 11 de julho na agenda. Tem a festa de aniversário de 125 anos da Fiat e o grande convidado será a nova geração do Panda, um dos principais produtos da marca na Europa. E o Brasil está convidado, pois este carro dará origem ao sucessor do Argo e deve resgatar o nome Uno.
VEJA TAMBÉM:
- Como o Fiat Uno mudou a forma de se fazer carro no Brasil
- Rival da Volkswagen já roda em testes, mas não vai se chamar Gol
Isso é o que diz a conta do Instagram @fiatpanda328, que informa a data da apresentação e que o nome Uno será usado fora da Europa. E a explicação para isso está no visual do carro. Se seguir a linha dos últimos conceitos apresentados pela Fiat, o novo compacto terá linhas retrô-futuristas, com luzes de LEDs formando linhas quadradas, como no Uno de 1984.
O resgate será só no nome e nas linhas gerais da carroceria do compacto, que pode ser até um SUV para brigar com o futuro rival da Volkswagen na faixa pouco acima dos R$ 100 mil. Por baixo disso, o carro usará a plataforma STLA-Small, com possibilidade de eletrificação.
Isso significa que o novo Fiat Uno terá versões híbridas e até elétricas, mas, claro, a possibilidade de manter motores só a combustão está sempre aberta. Essa plataforma é uma versão aprimorada da CMP, já utilizada por Peugeot 208 e Citroën C3.
Ela também será usada pelo Jeep Avenger, que também será feito em Betim (MG) para substituir o Renegade, que foi lançado em 2015 e não terá nova geração depois de quase uma década de mercado sobrevivendo somente com reestilizações e trocas de motores.
Segundo a página dedicada ao Fiat Panda na rede social, o projeto chamado de F1H, ou 328, terá a produção iniciada na Sérvia neste ano enquanto a atual geração do compacto segue sendo feita na Itália. A Argélia começa a fabricar o carro em 2025, enquanto o Brasil receberá o modelo em 2026.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo