Sophia @princesinhamt
Política

Moraes nega prisão especial a Domingos Brazão no Caso Marielle

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (), recusou o pedido da de Domingos Brazão para ser realocado para uma prisão especial. O magistrado reconheceu, na última quarta-, 8, o direito de Brazão à transferência. No entanto, ressaltou uma decisão da 1ª Turma do STF, que rejeita “privilégios injustificáveis”.

Segundo Moraes, as opções de transferência se limitam à mudança para outra unidade prisional ou para uma cela alternativa no mesmo presídio. 

Atualmente, Brazão está em uma cela individual. O ministro escreveu na decisão que, com isso, “afasta-se a alegação de constrangimento”. 

Além disso, Moraes sublinhou a necessidade de Brazão permanecer em uma instalação federal. Também foi mencionado um relatório da (PF), que sugere um tratamento igual ou mais rigoroso para os supostos mandantes do crime contra a vereadora Marielle Franco. 

Brazão está detido no Presídio Federal de Porto Velho (RO). Seu irmão, está em (MS). Ronnie Lessa, o executor do crime, está na mesma unidade que Chiquinho.

A Procuradoria- da República (PGR) apresentou ao STF uma denúncia de homicídio contra quatro pessoas pelo assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. 

Os acusados são Domingos Brazão, o deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido), o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa, e o policial militar Ronald Paulo Alves Ferreira, conhecido como major Ronald. Este último é apontado como ex-líder da milícia da Muzema, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Além do homicídio, a PGR acusou os irmãos Brazão e Robson Calixto da Fonseca, ex-assessor de Domingos, de organização criminosa. Calixto e Ferreira foram alvos de mandados de prisão na última quinta-feira, 9, emitidos por Moraes a pedido da PGR.

A investigação indica que os irmãos Brazão tinham uma atuação facilitada na política do Rio de Janeiro. De acordo com a denúncia, ambos estabeleciam alianças com diferentes grupos de milícias nas regiões de Oswaldo Cruz, Rio das Pedras e Jacarepaguá. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.