O presidente da Câmara dos Deputados, (PP-AL), convocou, para a próxima quarta-feira, 8, a instalação da comissão especial que vai analisar emendas para combate a desastres naturais.
Trata-se da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 44/23). O projeto reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes naturais. Esse valor deverá ser destinado aos respectivos Estados quando houver o desastre.
Caso não haja ocorrências que justifiquem a utilização do dinheiro, o montante será revertido aos parlamentares no quarto ano da legislatura. A comissão especial será composta de 34 parlamentares efetivos e o mesmo número de suplentes.
A decisão de Arthur Lira ocorre em meio à chuva que atinge o Rio Grande do Sul. Até as 12h desta sexta-feira, 3, . A Defesa Civil também confirmou 74 feridos e o mesmo número de desaparecidos.
O número de municípios afetados no Estado chega a 235. Ao todo, quase 8 mil pessoas estão em abrigos. Cerca de 23 mil desalojados e 351 mil afetados pelas precipitações. A previsão é que as chuvas continuem a avançar no Rio Grande do Sul até o domingo 5.
As intensas chuvas também resultaram na interrupção do fornecimento de energia elétrica para 300 mil consumidores. Isso ocorreu por causa dos impactos do temporal na rede elétrica e nas usinas hidrelétricas locais.
Todo o material que aparece no site Dia de Ajudar ("conteúdo") é protegido por direitos autorais. Você não pode copiar, reproduzir, distribuir, publicar, exibir, executar, modificar, criar trabalhos derivados, transmitir ou de qualquer forma explorar tal conteúdo, nem distribuir qualquer parte deste conteúdo em qualquer rede, incluindo uma rede local , vender ou oferecer para venda, ou usar tal conteúdo para construir qualquer tipo de banco de dados.