Subiu para 77 o número de militares que buscaram atendimento médico após apresentarem sintomas gripais durante acampamento de instrução básica, na cidade de Bela Vista, cidade 313 quilômetros distante de Campo Grande, no fim da semana passada. Uma morte foi registrada.

Em nota oficial, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada informou que o total de internados, porém, segue em 24, sendo 20 recrutas e quatro da equipe de instrução. Destes, 13 apresentaram melhora e tiveram alta. Dois estavam sob cuidados intensivos, um deles foi transferido para o ambulatório.
Cinco casos foram confirmados como influenza e um foi tratado como suspeita de dengue. Até o momento nenhum novo caso foi registrado. Todos estão sendo amparados por assistentes sociais. Vacinas contra influenza para todo efetivo de militares do 10° Regimento de Cavalaria Mecanizado entre os dias 2 e 3 de maio.
Morte
Vinícius Ibanez Riquelme, 19 anos, passou mal na última sexta (26), enquanto ainda participava do acampamento do 10º Regimento de Cavalaria Mecanizado. Ele apresentou febre, diarreia e pressão estável, foi atendido no Hospital São Vicente de Paula e depois foi transferido para a capital, mas não resistiu.
Em nota, o Exército lamentou a morte o recruta:
“O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lamenta profundamente o falecimento do soldado recruta Vinicius Ibanez Riquelme ocorrido em 27 de abril. Com o apoio do Comando Militar do Oeste, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada está envidando esforços para prestar todo o suporte médico necessário para que não ocorra o agravamento dos casos existentes”.
Investigação
Ainda em nota, foi informada abertura de investigação para apurar possíveis desvio de conduta durante a realização do exercício de instrução individual básica do contingente incorporado no ano de 2024. O procedimento administrativo vai averiguar se houve excessos por parte de algum militar envolvido no exercício.
“Ressalta-se que o Exército Brasileiro não coaduna com abusos e todas as responsabilidades serão apuradas. O comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada lamenta profundamente o falecimento do soldado Vinícius Ibanez Riquelme, ocorrido em 27 de abril e destaca que já foi instaurado inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do óbito”.
Fonte: primeirapagina