O site Primeira Hora encerrou ontem (29) mais uma enquete, na qual ouviu a opinião dos leitores. A sondagem focou na Câmara de Vereadores, avaliando o posicionamento desta em relação à gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio.
A maioria dos participantes entendeu que a Câmara não faz oposição ao prefeito e nem mantém uma posição de independência, caracterizando o Poder Legislativo como um “puxadinho”, termo que, em outras palavras, significa estar alinhado à situação do prefeito.
A opção “puxadinho” recebeu 296 votos, totalizando 78% das indicações dos participantes do Primeira Hora. Por outro lado, 47 participantes entenderam que a Câmara mantém uma postura independente em relação à gestão, representando 12% do total de votos. Por fim, 36 leitores do site analisaram a Câmara como opositora ao prefeito, o que representou 9% do total de votos.
Análise:
A atual legislatura vivenciou dois momentos em relação à gestão. Antes da janela partidária em abril, Pátio contava apenas com quatro opositores na casa, e agora esse número mais que triplicou.
Por outro lado, Pátio enfrentará pelo menos 14 vereadores na oposição. Esse número expressivo mudou a realidade da Câmara, e os projetos do executivo não passam com a mesma facilidade que no passado.
Neste aspecto, somam-se à bancada do PL e PSDB, que está no arco de alianças de Cláudio Ferreira, o Paisagista, pré-candidato do PL, composta por Guinancio, Paulo Schuh, Kalinka e Dr José Felipeas bancadas do MDB, UB e Republicanos, que apoiam o projeto do deputado estadual Thiago Silva qie têm os vereadores: Adonias Fernandes, Investigador Gérson, Dico, Dr Jonas, Adilson Naboreiro, Marisvaldo Gonçalves, Roni Cardoso, Cido Silva, Ozeiais Reis. O vereador Roni Magnani, apesar de filiado ao PSB. partido de Pátio, compõe a nova oposição na Câmara.
Leia mais sobre o assunto: Com novas bancadas e nova oposição; Câmara faz primeira sessão pós-janela
Na soma das forças dos pré-candidatos, Thiago Silva parece levar vantagem, pois conta com os cinco vereadores do MDB, os três do União Brasil e mais o vereador Marisvaldo do Republicanos.
Pátio e Paulo José têm o apoio dos sete vereadores do PSB, mas o petista Junior Mendonça e Cláudio Ferreira contam com o vereador Guinâncio do PSDB, além dos três vereadores do PL.
Fonte: primeirahora