O Palácio de Buckingham, residência oficial do monarca do Reino Unido, abre para visitação anualmente durante o verão: em 2024, isso acontecerá de 11 de julho a 29 de setembro. A novidade é que esse ano será possível reservar tours guiados para conhecer a Ala Leste, que nunca antes foi aberta ao público geral.
Segundo a Royal Collection Trust, que administra os palácios da monarquia, a abertura será possível graças à conclusão de obras de melhoria e preservação que duraram cinco anos.
A Ala Leste compreende a fachada da construção histórica, incluindo o famoso balcão central onde os membros da família real fazem suas aparições públicas durante ocasiões especiais desde 1851. Atualmente, esse pedaço do palácio é mais utilizado para reuniões oficias e eventos. Mas, anteriormente, ele era ocupado pela Rainha Vitória, Príncipe Albert e seus filhos.
Os tours, que serão realizados em pequenos grupos e com acompanhamento de um guia especializado, passarão pelo Corredor Principal, decorado com quadros de Thomas Gainsborough, Sir Thomas Lawrence e Franz Xaver Winterhalter.
Na Sala de Desenhos Amarela, o destaque é a decoração com elementos trazidos direto da China, caso do papel de parede pintado à mão do século 18, das minuaturas de pagodas feitas de porcelana e do relógio com dois leões de turquesa (sobre a lareira na foto abaixo).
O Quarto Central, com um candelabro de vidro em formato de flor de lótus, dá acesso à varanda onde a família real faz suas aparições.
Batizado de ‘East Wing Highlights‘, o passeio terá uma quantidade de vagas limitada e acontecerá diariamente a partir de 15 de julho e até o final de agosto. Os tours devem ser reservados no site oficial como um adicional do ingresso regular ao Palácio de Buckingham: o combo custa £ 75.
Fonte: viagemeturismo