O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), pediu ajuda imediata ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na noite desta terça-feira, 30, em seu perfil no Twitter/X. .
“Presidente Lula, por favor, envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o Rio Grande do Sul”, reforçou o governador. “Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias.”
Cinco pessoas morreram em decorrência dos temporais intensos que atingiram o Rio Grande do Sul. O alerta de tempestades, iniciado na segunda-feira 29 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), permanece em vigor até a noite da próxima quinta-feira, 2.
Até as 8h da manhã desta terça-feira, 30, 65 municípios haviam comunicado à estadual danos causados pela intensidade das chuvas desde o fim de semana.
Houve fortes ventos, descargas elétricas, queda de granizo, alagamentos urbanos e interrupções em estradas em virtude de deslizamentos e outros impactos.
No município de Paverama, duas mortes foram registradas, sendo uma delas de um homem de 69 anos. O idoso foi arrastado pela correnteza ao tentar atravessar uma área alagada de carro.
A terceira morte ocorreu em Pântano Grande. Atualmente, 242 pessoas estão em abrigos públicos e 95 foram desalojadas, recebendo apoio da Defesa Civil. Santa Maria e Encantado relataram uma morte em cada cidade, totalizando cinco vítimas em todo o Estado.
Em comunicado, a (FAB) informou que foi acionada, na noite desta terça-feira, para auxiliar no resgate dos atingidos pela enchente na região de Santa Maria.
A corporação “coloca à disposição” dois helicópteros H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5°/8° GAV), lotado na Base Aérea de Santa Maria (BASM). Em uma das ações de apoio, a FAB resgatou uma família que estava ilhada em uma casa com risco de desabamento (água entrando na casa).
Fonte: revistaoeste