O Nova Mutum conquistou o primeiro lugar do Quadrangular Final da Copa FMF e ficou com o título da competição estadual. Na terceira e última rodada, o Azulão derrotou o Mixto por 1 a 0 em pleno Dutrinha e contou com um empate sem gols entre Luverdense e Operário-VG para ficar com o troféu do torneio. Com isso, a equipe do médio-norte de Mato Grosso pôde escolher entre a vaga da Copa do Brasil ou Série D do Brasileiro da próxima temporada.
O Azulão da Massa optou por disputar a Copa do Brasil 2023, e assim, o Operário-VG, que conquistou o vice-campeonato, ficará com a vaga da quarta divisão nacional.
Apesar da Copa do Brasil ser uma competição mais curta em relação à Série D, a diretoria do Azulão escolheu disputar a copa por conta de uma estratégia financeira. De acordo com as cotas da temporada atual, o Nova Mutum pertence ao grupo III e só de participar da primeira fase do torneio, o clube angaria o valor de R$ 620 mil aos cofres.
Já na Série D do Campeonato Brasileiro, o clube que representa o Estado pode receber R$ 1 milhão de apoio do Governo, por meio do “Programa Mato Grosso Série A”. Porém, o clube terá que se desdobrar em caminho mais longo – ao todo, 14 jogos na fase de grupos.