“Foi no belo Mato Grosso, há 20 anos atrás
Naquele tempo querido, que não volta nunca mais
Nas matas onde eu caçava, um pequeno arbusto achei
Levando pra minha casa, no meu quintal o plantei. Era um belo pé de cedro, pequenino, em formação”.Composição: Zacarias Mourão
Se você tem 30 anos ou mais, muito provavelmente já ouviu esse clássico da música sertaneja. Pois bem, o pé de cedro que inspirou Zacarias Mourão, nessa que é uma das canções mais emblemáticas da música caipira, morreu em Coxim, cidade a 239 quilômetros de Campo Grande.
Estima-se que a árvore tenha sido plantada em 1948 pelo próprio Zacarias.
O pé de cedro, que cresceu junto com o município, na praça que também leva o nome do artista, foi danificado por um raio em 2006 e, nos últimos meses, era sustentado por cabos, diante do risco de queda.
Conforme o site Coxim Agora, na quarta-feira (24), reunião da Comissão Mista de Trabalho e Acompanhamento das ações do município confirmou que a árvore padeceu ao tempo.
Ao site local, o prefeito do município, Edilson Magro, também afirmou que as más condições da árvore foram atestadas por um biólogo, ainda em junho do ano passado.
“O profissional alertou que o pé de cedro poderia estar próximo de seu fim, devido à idade avançada, agravada pelo raio que o atingiu em 2006. Ele também mencionou que o calçamento feito durante a revitalização da praça comprometeu ainda mais a vida útil da árvore”.
Edilson Magro, prefeito de Coxim.
Ainda conforme o prefeito, a causa da deterioração da árvore foi atestada por um perito em um laudo detalhado, sobre o estado do pé de cedro.
Uma audiência pública foi marcada para o próximo dia 9 de maio na cidade, onde é esperada a participação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Na ocasião, devem ser discutidas ações a serem adotadas para preservar a simbologia da árvore e também a memória do artista.
A partir de agora o pé de cedro símbolo de Coxim, segue imortalizado apenas nos versos da canção composta por Zacarias Mourão.
Ouça:
Fonte: primeirapagina