Dois primos resolveram tornar uma picape Ford F-150 Lightning ainda mais ecológica e instalaram grandes painéis solares no utilitário para carregar as baterias, como mostra o vídeo do canal The Steels, no You tube. A decisão soa como um exemplo para chamar atenção para a questão do meio ambiente no Dia da Terra, que tem sofrido bastante com aquecimento global, entre outros problemas.
VEJA TAMBÉM:
- Ford lança versão Platinum Black da picape F-150 elétrica
- Ford F-150 no Brasil: preços vão de R$ 470 mil a R$ 490 mil
Pelo menos até agora, o problema com os veículos elétricos é que eles requerem baterias grandes. Essas unidades de armazenamento de energia de alta tensão são feitas de minerais essenciais obtidos por meio de mineração destrutiva. Além disso, ainda não há cadeias de abastecimento suficientes. E os motores elétricos exigem ímãs e até mesmo alguns materiais que não são baratos.
O resultado final é que um veículo elétrico a bateria sai da fábrica com uma pegada de carbono maior do que um equivalente movido a gasolina ou diesel,dependendo da matriz energética do pais em questã. Depois de alguns milhares de quilômetros, essa discrepância diminui e o VE torna-se mais amigo do ambiente. Mas a questão permanece: o VE ainda não é tão verde como queríamos que fosse.
Em busca de mais eficiência
Então, dois primos do Havaí descobriram uma maneira de tornar seu Ford F-150 Lightning ainda mais ecológico. Eles adicionaram painéis solares a ele. A Lightyear tentou lançar o carro movido a energia solar no mercado, mas falhou. A Aptera está agora se preparando para colocar em produção seu pequeno EV solar, mas não parece que isso acontecerá antes do final do ano. Então, agora cabia a esses dois caras.
Eles fabricaram um rack que contém sete painéis solares de 330 watts e os conectaram a uma estação de energia portátil. Essa bateria extra é o que realmente carrega a caminhonete por meio de um plugue de nível 2. Portanto, há uma perda de energia em torno de 35% devido à conversão DC/AC.
Embora não pareça um produto comercialmente viável ou elegante, a implementação permite que a picape aproveite a luz solar e adicione cerca de 43 quilômetros de autonomia depois de passar aproximadamente oito horas conectada. No futuro, os dois querem adicionar outro painel solar. Claro que isso é um projeto caseiro e a perda aerodinâmica por si só é suficiente para inutilizar os esforços dos rapazes.
Ainda assim, mostra que, ao aproveitar o poder das energias renováveis, poderíamos ajudar os VE a tornarem-se mais ecológicos e a realmente começarem a combater o aquecimento global. Mas talvez o nosso primeiro passo em frente devesse ser fabricar baterias menores e com maior densidade energética.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Fonte: autoo