Uma comissão da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos revelou na noite de quarta-feira 17 detalhes de 88 processos em andamento no (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil, sob a responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.
Os , que vão de agosto de 2021 a janeiro de 2024, mostram a batalha judicial que envolve a liberdade de expressão, incitação ao crime e disseminação de notícias falsas no Brasil. As informações são do jornal Antagonista.
A divulgação das informações ocorreu depois de uma ordem dos deputados norte-americanos para que o dono do Twitter/X, , entregasse as ordens judiciais recebidas pelo ministroAlexandre de Moraes, por meio do STF e do TSE, em meio à polêmica que envolve o bilionário e as Cortes brasileiras.
Também existem indícios de uma possível articulação entre Elon Musk, o presidente da comissão parlamentar note-americana, Jim Jordan, e políticos brasileiros, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O relatório destaca censura imposta por Moraes à revista Crusoé, baseada em documentos oficiais do Ministério Público. Também é feito um alerta para os riscos à liberdade em um eventual segundo mandato do presidente Joe Biden.
Apesar das intenções por trás da divulgação, os documentos revelados são considerados mais relevantes do que as mensagens dos advogados de Elon Musk.
Fonte: revistaoeste