Todas as cidades de Mato Grosso ficaram com baixo índice de cobertura das vacinas obrigatórias, de acordo com o ranking da Procuradoria de Justiça que analisa as taxas de imunização. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10).
As vacinas com pior cobertura no estado são: HPV feminino, HPV masculino e influenza. Clique aqui e veja o ranking completo.
Nove municípios do Estado apareceram pela primeira vez na taxa vermelha – com baixa cobertura vacinal, – menor de 50%. São eles:
- Reserva do Cabaçal;
- Nova Santa Helena;
- Nova Mutum;
- Santa Rita do Trivelato;
- Novo Horizonte do Norte;
- Porto dos Gaúchos;
- Primavera do Leste;
- Ipiranga do Norte;
- Sorriso.
Apesar desse número considerado negativo, 13 municípios que configuravam dentro do antigo ranking em vermelho alcançaram melhor cobertura de vacinação e estão na chamada faixa amarela – que compreende as cidades que alcançaram de 50% a 95% – de cobertura vacinal.
O ranking classifica e monitora 14 vacinas que têm como público-alvo menores de 1 ano (BCG, febre amarela, meningococo C, pentavalente, pneumocócica, poliomielite e rotavírus), menores de 2 anos (hepatite A, tríplice viral e varicela), adolescentes (HPV feminino, HPV masculino e meningocócica ACWY) e idosos (influenza).
Fonte: primeirapagina