Conteúdo/ODOC – O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) reassumiu na quarta-feira (10) a presidência da Comissão de Direitos Humanos, Direitos de Defesa da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso.da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
O parlamentar ficou no cargo por quatro meses ano passado, antes de ter sido afastado após ter sido acusado de misoginia, ao comparar a gravidez de mulheres com gestação de vacas enquanto se manifestava contra o aborto.
Após a comparação, A OAB denunciou o parlamentar ao Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) por discriminação de gênero, que foi aceito pelo procurador-geral de Justiça do estado, Deosdete Cruz Júnior.
Além disso, após isso Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT informou que estudava medidas judiciais e administrativas contra Cattani, por causa de uma nova fala sobre a comparação da gravidez de mulheres e vacas. No vídeo vazado, o deputado Cattani aparece dentro de um estábulo com duas vacas, quando começa a se “desculpar” com os animais.
Cattani chegou a ser alvo de investigação dentro da Casa e foi afastado por estar incompatível com a posição de presidente da Comissão. Na época o episódio foi repudiado por diversos políticos e entidades, por Cattani não ter sido sequer punido.
Fonte: odocumento