As postagens do dono do Twitter/X, Elon Musk, com citações ao ministro , do , renderam 4,4, mil reportagens.
Além disso, desde o fim de semana passado, , o assunto foi abordado em 1,5 mil sites de língua inglesa. Os dados são da plataforma de .
Elon Musk e as postagens que mencionaram Alexandre de Moraes já alcançaram 314 milhões de visualizações entre os seus 180 milhões de seguidores.
Apesar das 12 publicações sobre o ministro do Supremo, o deputado federal (Novo-RS) é o brasileiro mais citado por Elon Musk em suas publicações. Na maioria das vezes, o empresário sul-africano sugere como o parlamentar deveria fazer para enfrentar a suposta censura do judiciário brasileiro.
Como consequência das interações com o empresário, Van Hattem ganhou visibilidade e seguidores. Desde o fim de semana, foram 24 mil novos seguidores em suas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram e Twitter/X.
Além de Van Hattem, outros sites e perfis alinhados ao empresário tiveram uma alta em suas audiências em sites e redes sociais.
O Partido Liberal (PL), por exemplo, do ex-presidente Jair Bolsonaro, fez 267 posts e alcançou 3,1 milhões de interações. Já o Partido dos Trabalhadores (PT) fez 170 publicações e teve 260 mil interações.
Conforme a pesquisa da , o índice de menções negativas a Alexandre de Moraes e ao STF nas redes sociais chegou à marca de 68%, quase sete de cada dez usuários. Os comentários críticos a Elon Musk, contudo, alcançaram apenas 32%.
Uma das menções diretas do empresário ao ministro afirma que, em breve, o Twitter/X vai publicar “tudo o que é exigido por Alexandre de Moraes, e como essas solicitações violam a legislação brasileira”.
Elon Musk acusa o ministro de “trair descaradamente e repetidamente” a Constituição Federal e o povo brasileiro. É neste momento que o empresário sul-africano pede a renúncia ou o impeachment de Moraes.
Fora do ambiente do Twitter/X, o panorama se manteve praticamente inalterado, com uma ligeira redução na avaliação negativa de Alexandre de Moraes (63%) e um crescimento do porcentual dos que criticam Elon Musk (37%).
Elon Musk fez, em média, 62 postagens por dia. Desde janeiro, produziu 6,1 mil tuítes. A maior parte do seu conteúdo é em inglês, mas o sul-africano também publicou em outras 52 línguas. O empresário se expressou em português duas vezes, mas, por enquanto, suas perguntas e menções ao ministro Alexandre de Moraes têm sido em inglês.
Do começo do ano até aqui, a média do universo de Elon Musk é de 25,2 milhões de visualizações. A publicação sobre Moraes com mais visualizações está 2,2 vezes acima de sua média.
Com 180 milhões de seguidores, Elon Musk está à frente do ex-presidente norte-americano Barack Obama (132 milhões), do cantor pop Justin Bieber (111 milhões) e do jogador de futebol Cristiano Ronaldo (110,9 milhões).
A repercussão gerou o maior pico de atenção em relação ao nome do empresário no Brasil em buscas realizadas no Google desde 2004. Em média, cerca de 1 milhão de buscas são realizadas na empresa de buscas sobre Elon Musk.
Fonte: revistaoeste