Sophia @princesinhamt
Notícias

Superlotação no Hospital Universitário de Campo Grande: Mães e bebês sofrem com falta de leitos

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Atendendo acima do limite, a do Hospital Universitário, em Campo Grande, tem mães e recém-nascidos em leitos improvisados nos corredores, assim como gestantes que estão prestes entrar em trabalho de parto.

O cenário, informou o próprio hospital em nota, persiste desde o fim da semana passada. No momento são 42 mães em atendimento, cinco bebês internados, sendo que três na UTIN (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).

Das 42 mulheres, 18 estão em pré-parto, oito delas em leitos extras. Na enfermaria estão 36 pacientes, seis também em leitos extras.

Ofício sinalizando a situação já foi enviado pelo HU à Central de , à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e ao (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) solicitando que ninguém mais seja enviado à unidade por pelo menos 24 horas.

“A situação de superlotação na Maternidade tem sido comunicada à Central de Regulação diariamente, desde a última quinta-feira (04/04), no entanto, novas pacientes continuam sendo encaminhadas pela Regulação como Vaga Zero”, diz a nota.

De acordo com apuração da reportagem, a da Maternidade Cândido Mariano se colocou à disposição do para receber as pacientes que estão alocadas vagas excedentes no hospital.

Retorno

Em nota a Sesau informou que estar a par da situação. “Neste momento a Secretaria de Saúde, através da Superintendência de Relações Institucionais em Saúde, está em contato com todas as instituições contratualizadas pela pasta e que possuem maternidade visando a reorganização e redistribuição dos pacientes conforme a capacidade de cada uma destas unidades”.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.