A Capital mato-grossense celebra seus 305 anos de história e tradição na próxima segunda-feira, mas os cuiabanos não precisam esperar até lá para comemorar! A partir deste sábado (6), inicia a programação do ‘Viva Cuiabá’, com apresentações culturais, cavalgada, pedal, romaria e missas.
Confira abaixo a programação gratuita:
Programação
Sábado (6)
Abrindo a programação, neste sábado, haverá a tradicional cavalgada, além de pedal, arreata, motociata, procissão nas águas e pedestre, a partir das 8h.
O ponto de concentração da cavalgada será em um rancho localizado no distrito do Coxipó do Ouro. Saindo de lá, os devotos carregarão a imagem do Senhor Bom Jesus e os cavaleiros farão a “Rota do Ouro” – caminho que os bandeirantes fizeram em 1719.
Ainda no sábado, a população pode curtir muito rasqueado, com o concerto ‘Cuiabá que eu amo’, no Parque das Águas, a partir das 19h. Entre as atrações confirmadas, estão: Roberto Lucialdo, João Eloy, Dilson de Oliveira e Gilmar Fonseca.
Domingo (7)
Já no domingo, a carretada com carros antigos saíra da Vila do Coxipó do Ouro, às 6h, em direção ao Parque das Águas, onde haverá encontro com ciclistas e todos seguem em direção ao São Gonçalo Beira Rio.
Chegando lá, inicia o “Pedal do Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, ambos conduzindo a imagem de volta à comunidade ribeirinha.
Segunda-feira (8)
Na segunda-feira, os cuiabanos são convidados para o toque de Alvorada, tradição militar realizada a partir das 7h30.
A Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá também é uma opção aos devotos, às 6h30. Na sequência, terá a Romaria das Águas, às 8h, saindo de Santo Antônio de Leverger, a 35 km da Capital, em direção à Orla do Porto.
Já às 16h, acontece a Caminhada Fé, ainda na orla cuiabana, e depois, Culto Ecumênico na Praça Alencastro no Centro da Capital, a partir das 18h.
Na Praça Alencastro, o público também poderá acompanhar apresentações artísticas e regionais, com os cantores Oliveira Júnior, Turma do Bill e a banda de lambadão com o grupo Novo Som. Opções gastronômicas não faltarão, pois o evento contará com barracas oferecendo o melhor da culinária regional.
Fonte: primeirapagina