Você vai arrasar no almoço de Páscoa com peixe no cardápio. Para isso, conversamos com um cuiabano raiz que ensina como fazer um peixe assado recheado com farofa de banana.
Khrisman Dias, o jornalista do Globo Esporte da TV Centro América, ainda dá dicas para que o tempero fique no ponto ideal. Nós provamos e aprovamos!
Temperando o peixe
Comece escolhendo a espécie que mais te agrada, a sugestão é utilizar na receita o tradicional pacu ou tambatinga de 1,5 a 2,0 kg.
Ingredientes para o tempero:
- 2 limões
- sal
- uma colher de chá rasa de pimenta do reino
- 2 pimentas de cheiro (opcional)
- cebolinha (quantidade opcional)
- coentro (quantidade opcional)
- cebola ralada (opcional)
- Azeite
Pique a cebolinha, o coentro e as pimentas de cheiro e coloque todos os ingredientes em um recipiente com um pouco de azeite. Bata tudo até virar uma pasta. Caso não tenha um liquidificador ou processador, essa etapa pode ser feita num tradicional socador.
“Coloque o peixe em uma assadeira ou vasilha grande e passe nosso tempero em todas as partes. Eu faço com o auxílio de uma colher mas espalho com as mãos mesmo”, explica o jornalista.
Repita esse processo com aquele líquido que sobra na assadeira e deixe agir por uns 20 a 30 minutos. “Quando deixamos o tempero agir, ele penetra melhor na carne do peixe”, acrescenta.
Enquanto o peixe pega o tempero, vamos preparar a farofa de banana.
Farofa de banana
Vamos agora para o passo a passo do queridinho cuiabano.
Ingredientes para a farofa de banana:
- 2 bananas da terra bem maduras
- óleo ou 2 colheres de manteiga
- 200g de farinha de mandioca
- 3 dentes de alho
- Meia cebola picada
Selecione as bananas mais maduras e corte em rodelas, ou em 4 partes. Existem duas formas de fritá-las.
Na primeira, você frita a banana no óleo e as reserva em um prato, forrado com duas folhas de papel toalha – esse procedimento ajuda a deixá-las mais sequinhas.
A segunda consiste em fritar a banana já na manteiga. Amasse o alho com um pouco de sal. Frite ele na manteiga junto com a cebola e em seguida acrescente a banana. Quando estiverem bem douradas e fritinhas, misture a banana com a farinha.
“O segredo para deixar molhada a farofa é a manteiga (seja generoso). Coloque uma pitada de sal só pra equilibrar”, pontua Khrisman.
Farofa feita, agora é hora de rechear o peixe: com o auxílio de uma colher, coloque a farofa dentro do peixe – atenção para não deixar escapar nenhum espaço. Com o peixe totalmente recheado, utilize palito de dente mas fechá-lo.
Assando o peixe
Para assar vamos as práticas mais tradicionais. Você vai assar no forno ou na churrasqueira? Uma sugestão do Khrisman é forrar o peixe com duas folhas de bananeira antes de colocar na grelha.
“Eu prefiro as folhas mais jovens. Lave bem, deixe secar e envolva o peixe nas folhas. Em seguida, leve a churrasqueira. Não deixe muito próximo ao fogo pois pode queimar e a folha grudar no peixe. Deixe aproximadamente uns 40 centímetros da brasa”, explica.
Asse cada lado por uns 35 minutos ou conforme ele for dourando. Com o peixe pronto, agora é só reunir a família e se deliciar.
Se for fazer no forno, pré-aqueça a 180° e no momento seguinte coloque o peixe. De 30 a 45 minutos ele já está pronto.
“A pessoa tem que ir olhando, a primeira vez pode ser após uns 20 minutos de forno. Na assadeira não precisa virar o peixe, de 30 a 45 minutos ele já está pronto para tirar. Aí vai do ponto que a pessoa quer, mais dourado ou menos”, destaca o jornalista.
Fonte: primeirapagina