O apresentador José Luiz Datena vai trocar o PSB pelo PSDB. A filiação dele ao seu mais novo partido vai ocorrer nesta quinta-feira, 4.
Como tucano, Datena vai integrar os quadros da legenda na cidade de São Paulo. Contratado da TV Bandeirantes, emissora em que apresenta o programa , ele é cotado para participar ativamente do processo eleitoral deste ano.
No momento, o apresentador é cotado para ser candidato a vice-prefeito em futura chapa encabeçada pela deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP). Nos bastidores do poder, contudo, ventila-se a possibilidade de ele ser postulante ao cargo máximo da Prefeitura de São Paulo numa eventual candidatura própria do partido.
A mudança de partido de Datena ocorre menos de quatro meses depois de ele entrar para a sigla socialista. Em 19 de dezembro, o apresentador ao lado de Tabata e de outras duas lideranças do PSB: o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira, e o ministro Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
A ideia é que algo similar ocorra agora, com a filiação dele ao PSDB. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os tucanos vão realizar um evento para recepcionar o mais novo e midiático militante. , Paulo Serra e José Aníbal devem marcar presença. Eles são os presidentes nacional, estadual e municipal do tucanato, respectivamente.
“A migração do Datena foi uma construção conjunta da campanha da Tabata e do PSDB”, disse, à Folha, Orlando Faria, coordenador político da pré-campanha da deputada socialista. “Com a filiação, ela conseguiu juntar os dois principais ativos que estavam na mesa: o Datena como vice e o apoio do PSDB, que ganhou as duas últimas eleições na capital.”
Essa não é a primeira mudança partidária do apresentador de TV. Antes de integrar as trincheira do PSB, do qual vai trocar pelo PSDB, José Luiz Datena pertencia ao PDT.
Além disso, o apresentador passou por outros oito partidos políticos no decorrer dos últimos nove anos: PP, PRP, DEM, MDB, PSL, PSD, União Brasil e PSC. Ele pertenceu ao PT de 1992 a 2015.
Apesar da movimentação político-partidária, Datena nunca disputou um cargo público. Em eleições passadas, o apresentador chegou a ser cotado para candidadura a senador e a prefeito. Até hoje, contudo, ele preferiu seguir com seu trabalho na televisão.
Fonte: revistaoeste