Um novo projeto vai levar aulas de costura e estamparia manual para a Comunidade Tia Eva, em Campo Grande. O projeto Niara, nome que significa aquela que tem grandes propósitos, conforme o idioma suaíli, falado no leste da África, é apoiado pelo FIC (Fundo de Investimentos Culturais), e visa a qualificação profissional e preservação da cultura afro-brasileira.
A primeira edição será realizada na próxima segunda-feira (1°), para 20 moradores locais da Comunidade Tia Eva. O local será o primeiro na Capital a receber o projeto, que terá sete meses de duração. Palestras de personalidades e empreendedores negros, também fazem parte da programação.
As aulas acontecem duas vezes por semana na Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, localizada na rua Eva Maria de Jesus – Jardim Seminário. A grade do curso inclui noções de criação, desenho e confecção, além do resgate de técnicas ancestrais como a estamparia manual.
Para que mães e responsáveis por crianças possam participar, as aulas contarão com uma equipe de professores de educação infantil, que irão criar uma rede de apoio para aqueles que não têm com quem deixar seus filhos. As atividades infantis também estarão voltadas para a construção de identidade e autoestima destas crianças.
Apoio da comunidade
Durante as aulas do curso, os alunos terão acesso a máquinas de costura novas para confeccionar suas peças. O fim do curso está previsto para novembro, quando os alunos devem apresentar as peças produzidas em um desfile, pré-agendado para o dia 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra.
O projeto pede o apoio da comunidade, com a doação de máquinas de costura. Dessa forma, aquela máquina de costura parada dentro de casa pode servir de apoio para transformar a vida de pessoas da comunidade Tia Eva.
Mais informações sobre o projeto ou para doação de máquinas de costura, é possível falar com o Eduardo pelo whatsapp (67) 99686-4720. Saiba mais sobre o projeto em @projetoniara_.
Fonte: primeirapagina